Carreira Dev

18 mar, 2016

15 anos de iMasters: uma história contada por todos nós

Publicidade

Já faz tanto tempo, que talvez você mal se lembre, mas a Internet em 2001 era bem diferente da que conhecemos hoje. Parece difícil de acreditar que há 15 anos a Internet era discada. Para os que na época eram adolescentes, a maior briga era convencer os pais a deixarem ocupar a linha telefônica durante o dia (além da dificuldade de conexão, o pulso telefônico não custava barato). O jeito era se conectar durante a madrugada… Saudades do tempo em que você ficava de olho no relógio esperando a meia-noite para encontrar seus amigos no ICQ? Acho que não…

Na web, o Google já era conhecido pelos usuários, mas sofria uma concorrência acirrada de Yahoo!, Cadê? e Altavista. O Submarino já começava a ganhar forma no comércio eletrônico, e Hotmail, BOL, UOL e Terra eram alguns dos e-mails mais utilizados no País. Para os blogueiros de plantão, Blogger. Para os que queriam rir um pouquinho, Humortadela. E a Wikipedia, fonte de tantas pesquisas hoje, acreditem, não estava disponível em português em 2001.

Nessa época, a tecnologia ainda nem falava em smartphone. O sucesso da vez eram os celulares de tela maior do que o convencional e que deslizava para o lado, revelando um teclado para facilitar na hora de digitar os SMSs (SMS!). Alguns já apresentavam o recurso de câmera frontal, facilitando as selfies. Nesse ano, a Apple lançou o seu primeiro iPod. E assim era possível ouvir músicas e até ver vídeos em um aparelho que cabia na palma da mão.

Foi nesse cenário, que hoje parece caótico e irreal, mas que na época parecia promissor e cheio de oportunidades, que surgiu o iMasters. Numa época em que as comunidades de desenvolvimento já eram fortes e muito atuantes, o iMasters veio para agregar todos os desenvolvedores. O que eu acho mais legal no iMasters é que o conteúdo sempre foi muito eclético. Quem gosta da tecnologia X terá conteúdo de qualidade; quem gosta da tecnologia Y, também. O fato de receber e abraçar todas as comunidades de qualquer tecnologia é, certamente, um dos maiores diferenciais do Portal”, pontua João Neto, administrador do Fórum iMasters e iMasters Code. No dia 19 de março de 2001, uma segunda-feira, foi dada a largada para o que viria a ser a maior comunidade de desenvolvimento do Brasil.

“Lembro da minha entrevista de emprego no iMasters, bem no comecinho da empresa. Era a minha primeira entrevista de emprego e eu esperava um senhor engravatado, um coisa bem formal. Mas na hora veio um ‘menino’ quase da mesma idade que eu. Eu tinha 16 anos, e o Tiago devia ter uns 18, 19… No final, fui contratado e pude ver o iMasters crescer tanto como comunidade quanto como empresa”, relembra André Metzen, primeiro IT Manager do iMasters, que construiu e gerenciou toda a arquitetura do Portal.

Na época, o Portal começou a produzir conteúdo próprio e gratuito para diversas áreas. Profissionais renomados e participantes assíduos do Fórum foram convidados a se tornarem colunistas, mantendo uma rotatividade de artigos dos mais variados assuntos. Mas alguns profissionais, ao perceberem uma carência de textos sobre suas próprias áreas de atuação, se ofereciam para contribuir. Foi o que aconteceu com Fabio Lody, colunista de Photoshop do iMasters.

O fato de receber e abraçar todas as comunidades de tecnologia é, certamente, um dos maiores diferenciais do Portal – João Neto, administrador do Fórum iMasters

“Em meados de 2001, eu cursava Engenharia. Nessa época, o iMasters já era pra nós o ‘top da Internet’, sabe?! Tudo que precisávamos pesquisar era lá. E foi em uma dessas buscas no Portal que percebi algo interessante: não existia colunista fixo de Photoshop (que eu já estudava há alguns anos). Comentei com o Rodrigo Almeida, um amigo que conhecia o Tiago Baeta, e ele nos apresentou. O Tiago me deu a oportunidade de escrever algo, mesmo que fugisse um pouco do foco do site, que até então falava só com o desenvolvedor mesmo. O resultado foi que meu primeiro artigo superou todos os recordes de acesso do site, e a cada nova publicação era um novo recorde. O artigo “Efeito Matrix”, que publiquei em 2003, teve mais de 1 milhão de acessos e foi destque nos maiores portais da época – inclusive em sites estrangeiros. Em 2010, eu ainda respondia a dúvidas sobre o artigo. Lá, a comunidade não deixa o assunto morrer”.

Outra frente do iMasters era a TI Shop. Por meio da loja virtual, a empresa vendia livros de tecnologia, camisas, canecas e cursos em CD-ROM. Na época, o amigo de faculdade de Tiago Baeta, André Fiorini, foi o responsável pela loja. “Eu saí do meu estágio na Vale para encarar essa empreitada com o Baeta. Não me arrependo! Tudo foi importante para mim: desde ciclos de reuniões em São Paulo aos pequenos aprendizados diários, e o mais importante: os amigos que fiz no iMasters em todos os anos de empresa”. A TI Shop acabou em 2009. Para Baeta, ficou claro que trabalhar com comércio não era o core da empresa. “Com o iMasters crescendo, focamos mais nas nossas atividades principais”, relembrou. Mas o fim da TI Shop não significou o fim da área de educação da empresa. Com novas tecnologias e novas formas de se transmitir conhecimento, o iMasters lançou sua página de curso (tanto de texto como online e ao vivo). Hoje são mais de 180 cursos, oferecidos por 40 professores.

Outro nome forte ligado ao iMasters é o Fórum iMasters, que começou em 2002. Lá, acontecia a maior parte da interação entre os membros da comunidade, cujo foco era o desenvolvedor, seja de que área fosse! Profissionais e curiosos do assunto se ajudavam, tirando dúvidas, trocando informações e experiências. “Eu queria um lugar onde pudesse tirar minhas dúvidas e aprender HTML, CSS, JavaScript e PHP. Encontrei o Fórum iMasters. E lá a gente aprende não só perguntando, mas também tentando responder às dúvidas dos outros, se ajudando”, pontua um dos membros mais antigos e assíduos do Fórum, William Bruno, desenvolvedor front-end e colunista do portal iMasters.

Para João Batista Neto, a história também não foi muito diferente… “Quando comecei a programar, cerca de 20 anos atrás, era muito difícil encontrar conteúdo de qualidade”, lembra. “Comecei a acompanhar o conteúdo do Fórum por volta de 2005. Em 2009, resolvi criar uma conta e participar ativamente. De todas as comunidades de que participei, a do iMasters sempre foi a mais ativa e com a maior concentração de conteúdo, tanto no Portal quanto no Fórum. A identificação foi tanta que, depois de algum tempo (e muitas contribuições), comecei a trabalhar na empresa como administrador do Fórum. Foi um divisor de águas na minha história profissional”.

Senhoras e senhores, com vocês, o InterCon!

Em 2003, surgiu a necessidade de contemplar esse público em outras frentes. Devido à carência do mercado em eventos voltados para desenvolvedores, o iMasters realizou, nos dias 25 e 26 de outubro, o primeiro InterCon – marca que se consolidaria ao longo dos anos e que se tornaria uma referência na área. Realizado em São Paulo, no auditório da FIAP, o evento reuniu pouco mais de 100 desenvolvedores para palestras sobre temas como Plataforma .NET, Segurança da Informação, Software Livre, Software Quality Assurance e Rich Internet Applications. Nada mal para uma equipe que nunca tinha nem estado em São Paulo, não?!

2005 foi um ano marcante para a Internet. Cerca de 17 milhões de novos sites surgiram no mundo e uma pesquisa da empresa eMarketer revelou que 1 bilhão de pessoas tinham ficado online só naquele ano. O Facebook e a vesão 4.10 do Ubuntu completavam um ano e, em 15 de fevereiro, o YouTube estava no ar. Em 22 de outubro, aconteceu a segunda edição do InterCon, desta vez com o tema “A Internet do Futuro”. Ao contrário da primeira edição, que foi praticamente toda terceirizada, esta foi uma realização completa da equipe, que fez desde a curadoria do evento à cenografia.

Enquanto o mundo via, em 2006, o lançamento do Windows Vista e a importância da participação do internauta ser valorizada – a ponto de a revista norte-americana Times eleger “você” como a personalidade do ano -, o iMasters lançou o primeiro portal brasileiro 100% válido W3C. No dia do seu quinto aniversário, o portal inaugurou sua versão XHTML + CSS.

2007 continuou sendo um ano de grandes marcos para o iMasters. Em sua quarta edição, o InterCon trouxe algumas propostas bem inovadoras. Levantando a bandeira do meio ambiente, todo o material usado no evento foi confeccionado com material reciclado e cada inscrição ajudou a financiar o plantio de uma árvore. Para não fazer feio com o crescente número de pessoas conectadas (só em 2007, foram 694 milhões de pessoas, de acordo com a comScore), o InterCon foi o primeiro evento no Brasil com Wi-Fi liberado para seus congressistas.

Já em questão de conteúdo, o InterCon contou com a participação de Luli Radfahrer, Professor Doutor de Comunicação da USP, que foi o entrevistador oficial do evento. “Eu já conhecia o trabalho deles, mas nunca tinha falado ali, porque não me considerava tecnicamente adequado. Mas me chamaram e eu adorei a proposta! Daí em diante, nunca mais me separei. Me orgulho de ser considerado parte da comunidade”.

Foi dele a sugestão de incentivar os participantes a realizarem uma cobertura em tempo real do evento pelo do Twitter. Ação que, até então, nunca havia ocorrido em eventos no Brasil. E muita gente aderiu! Outra novidade foi a presença de dois blogueiros dividindo o palco com os palestrantes. De lá, eles puderam blogar sobre as palestras e interagir com o público por meio das redes sociais.

Uma empresa, cujo o slogan é “Nós fazemos a Internet no Brasil”, lançar uma revista impressa pode parecer estranho, certo? Não para o iMasters! Tentando atingir o desenvolvedor em uma nova frente, a empresa lançou uma revista homônima, em formato de colecionador. Por questões internas, a revista teve uma pausa em sua publicação e só retornou em 2013. E, desde então, se tornou uma referência na área, reunindo conteúdo que fala com diversos desenvolvedores.

Em 2009, no Brasil existiam 64,8 milhões de internautas com mais de 16 anos. Foi nesse ano também que o Windows 7 foi lançado e o Google anunciou o desenvolvimento do seu próprio browser: o Chrome. Outro lançamento importantíssimo (pelo menos para nossa equipe!) foi o iMasters Report, o webjornal diário com as notícias mais importantes do dia sobre tecnologia e desenvolvimento. Em algumas edições extraordinárias, o iMasters Report se tornou o iMasters Report Mobile, no qual nossa equipe, ou leitores, gravavam vídeos curtos em eventos de tecnologia e desenvolvimento e mandavam para nossa redação para serem publicados no nosso canal no YouTube e divulgados no Portal.

Para 2010, mais novidades! O iMasters deixou de ser uma empresa para se tornar um grupo. Focando em um público-alvo diferente, mas que era tão carente de conteúdo quanto os desenvolvedores lá em 2001, o E-Commerce Brasil surgiu para falar com quem faz o comércio eletrônico no Brasil. Um novo Portal foi lançado, novos eventos… E, assim, a equipe iMasters cresceu.

Se a gente fosse fazer uma retrospectiva de 2012, não ia faltar o que falar. Nesse ano, a Web completou 21 anos e o GIF, 25; o Facebook comprou o Instagram (que ficou disponível para Android) e o Google lançou o Android Jelly Bean. O iMasters não ficou para trás e trouxe mais uma novidade para o seu público: o 7Masters. O evento tem um formato inovador, que reune 7 mestres em um determinado tema, e cada um tem 7 minutos para expor suas ideias e experiências sobre o assunto. O encontro acontece uma vez por mês na sede da empresa, e os interessados em participar podem acompanhar a agenda no site do evento. E 2012 trouxe outro grande desafio: o que fazer para comemorar os 10 anos de InterCon, em 2013?

Foram muitas ideias. Algumas bem malucas, outras duvidosas… Mas o que importava era inovar. Era surpreender. E a gente coneguiu. O InterCon 10 Anos aconteceu da maneira que o público menos esperava: de madrugada! O evento, que tratou dos temas obscuros da Internet, começou às 20h e foi até às 3h30 da manhã, e o público aguentou firme até o final! As palestras tinham uma proposta bem diferente dos anos anteriores, trazendo temáticas como conteúdo adulto e GLS, invasões, hábitos noturnos no Facebook e inspiração criativa, redes sociais proibidas e web analytics underground. Pela primeira vez, o evento teve uma única área de conteúdo, na qual as palestras e a arena hacker aconteciam simultaneamente e de forma interativa. No intervalo para networking, em vez do tradicional coffee-break, os participantes contaram com rodada de pizza e cerveja gelada.

A importância do mercado de nicho

Outra novidade do ano foi o lançamento de dois novos eventos especializados, o InterCon Android (que mais tarde se tornou o Android DevConference) e o InterCon Dev WordPress – cada um focado no seu público-alvo, para trabalhar questões peculiares e pertinentes desses dois nichos. Os eventos foram sucesso de público e tiveram uma aceitação incrível. Para Leandro Vieira, fundador da Apiki e colunista de WordPress do iMasters, “os eventos de nicho permitem que o desenvolvedor esteja por dentro das novidades da área e, principalmente, amplie o networking, que é tão fundamental”.

Nesse ano, também conseguimos resolver um problema que afligia a equipe: em todos esses anos, muito conteúdo bom foi compartilhado pelos palestrantes, mas, de uma certa forma, eles se perdiam passado o evento. Era como se o conteúdo morresse… Para reverter isso e fazer a informação circular, todos os eventos do Grupo iMasters passaram a ser gravados e estão disponíveis no YouTube. Lá, você pode encontrar desde de vídeos do InterCon até palestras do 7Masters. E tudo isso de forma gratuita.

O InterCon 10 Anos aconteceu da maneira que o público menos esperava: de madrugada!

Também não podemos nos esquecer do novo layout, focado totalmente na usabilidade do usuário. “Nós estudamos como o usuário interagia com o iMasters e a mudança de interação com o passar dos anos, e resolvemos focar na leitura rápida, assim como privilegiar os autores que já são queridos pelos leitores, dando mais visibilidade a eles no menu, na nova barra de tempo real e ao longo da home”, explicou Bernard de Luna, gerente de produtos do iMasters. Junto com o novo layout, foi lançado o iMasters BOX, serviço que lista centenas de ferramentas para desenvolvedores, comentadas e avaliadas. Ufa! 2013 rendeu por aqui…

E 2014 não foi diferente! Enquanto o mundo conhecia a nova geração de iPhones (os 5c e 5S), o Facebook comprava o WhatsApp e o Senado aprovava o Marco Civil, a gente lançava mais um evento marcante para os desenvolvedores brasileiros. O PHP Experience tem o mesmo foco do Android DevConference: falar com um público restrito, trabalhando suas dúvidas, proporcionando conhecimento e troca de experiências. Mais uma vez, o evento foi muito bem aceito pela comunidade e hoje figura entre os maiores eventos de PHP do País. Carl Evans e Paul Jones foram alguns dos nomes que já passaram pelo palco do PHP Experience.

Já 2015 trouxe a tão aguardada versão mobile do iMasters. Com isso, ficou mais fácil acessar o site e navegar pelos conteúdos via dispositivos móveis. O mundo está cada vez mais mobile e a gente não podia ficar de fora dessa! Mas muita gente ainda se pergunta (e nos pergunta também!): por que só em 2015?! Após muita pesquisa no modo como nossos usuários navegam pelo Portal, constatou-se que nosso público tem o comportamento de buscar o iMasters enquanto está desenvolvendo, seja em casa ou no trabalho. Assim sendo, ele não é utilizado na segunda tela, como a maioria dos sites.

“Quando entrei no iMasters, achava inadmissível não termos um site incrível, touch, flexível e responsivo. Mas a gente tinha dados que mostravam que a versão mobile não era tão urgente. Voltando à questão mobile, decidimos fazer uma aposta nesse ano, criando um MVP mobile para sentir a aderência e feedback do público, entendendo mais o comportamento de utilização, desejos e frustrações, para em 2016 criarmos nosso beta e entender o que precisamos entregar de diferente no mobile para esse público, de forma que eles fiquem cada mais felizes, assim como nós”, explicou De Luna.

Outra novidade boa do ano que passou foi o lançamento de dois eventos inovadores: o DevCommerce Conference, que fala diretamente ao desenvolvedor dos mais variados setores de e-commerce (e que não se vê contemplado nos eventos do E-Commerce Brasil), e o iMasters DeveloperWeek, um evento itinerante, que acontece nas principais capitais do País durante três dias, com palestras, workshops e minicursos. Em seu primeiro ano, o evento passou pelas cidades de Vitória, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Em 2016, temos muito o que celebrar. São 15 anos de presença online e física na vida de muitos desenvolvedores. São 15 anos de muito aprendizado com nosso público e de troca de experiências. A nossa história se funde com a história de muitos leitores, parceiros e amigos. Mas não podemos deixar de olhar para o que está por vir. Afinal, queremos comemorar mais 15 anos com esse mesmo desejo de inovar.

Profissionais renomados e participantes ativos do Fórum foram convidados a se tornarem colunistas, mantendo uma rotatividade de artigos dos mais variados assuntos

Para 2016, com tamanha evolução das técnicas de desenvolvimento e variedade de dispositivos, o iMasters ampliará o número de atividades e vai trabalhar congressos mais longos, com maior abordagem técnica. Já os cursos online passam a ser organizados por formações, e a revista impressa ganhará quase o dobro de conteúdo. As documentações e os SDKs, por sua vez, serão organizados num produto chamado iMasters DeveloperHUB, que vai funcionar como um conector desses produtos. Outra novidade interessante é a missão de desenvolvedores para o Vale do Silício, o iMasters Dev Trip, uma novidade que teremos este ano.

Pensando no futuro (talvez nos próximos 15 anos), vamos, também, ampliar os projetos de ensino de programação para crianças que apoiamos. “Temos alguns projetos que apoiamos indiretamente, e outros em que estamos mais atuantes para ensinar programação para a garotada. Queremos ampliar nossa participação em todos eles este ano. É um desejo meu muito grande conseguir contribuir para a educação. Esse é o jeito que podemos influenciar os futuros profissionais”, afirmou Tiago Baeta.

O Portal terá muitas novidades em 2016. A primeira delas é a criação de playlists dentro da home, que tornará o iMasters gradativamente inteligente e único para cada leitor, mostrando as principais leituras em cima da linguagem que ele gosta, dos autores que ele mais curte… “O iMasters vai ser pioneiro no uso dessa aplicação em sites de conteúdo. Ela já é famosa em alguns e-commerces, Spotify e Netflix”, contou De Luna. Outra novidade será a central de vídeos, na qual reuniremos as melhores palestras já realizadas em eventos da empresa.

Mas o marco de 2016 será o início das atividades do iMasters como um site global. “Os desenvolvedores brasileiros já são referências mundiais e faremos com que o conteúdo técnico produzido por eles também seja a grande referência de estudo”, explicou o fundador do iMasters. Então fica decidido assim: a nossa missão para os próximos 15 anos é colocar o Brasil no topo do desenvolvimento mundial.

Vem com a gente?!

***

Texto publicado originalmente na Revista iMasters.