Banco de Dados

10 set, 2012

Social DataBase – segmentando as bases de clientes vindas das redes sociais

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Os meios digitais revolucionaram o relacionamento, possibilitando a criação de redes sociais que documentam toda amizade e comunicação entre as pessoas em escala global. Toda essa grande massa de conhecimento e de dados pessoais é hoje explorada apenas pelas redes sociais privadas, como o Facebook e Twitter. Por sua vez, essas redes sociais possibilitam que pessoas mantenham perfis sociais, vivenciando relacionamentos interpessoais e compartilhando sua privacidade e imagem pessoal através de avatares sociais compostos por dados pessoais e hábitos, Relacionamento, Carreira e Trabalho, Filmes, Música, Produtos, Moda e muitos outros interesses. Mantemos nossas identidades nas redes sociais, vivenciando nos outros experiências reflexivas em um espelho virtual expansivo.

Surge, então, o desenvolvimento de uma rica segmentação de mercado, automatizada por mecanismos que coletam esses perfis e hábitos das redes sociais, imergindo em características sociais e no que as pessoas mais curtem e comentam em relação às marcas preferidas, restaurantes, pontos turísticos mais frequentados, saúde e bem estar, esportes, cinema, filmes, roupas e muitos outros segmentos. Toda essa informação está disponível em uma enorme quantidade, mas está desestruturada. Ela serve para a realização prática da tão sonhada e teorizada segmentação de mercado. Beneficiam-se ainda dessa riqueza, as áreas de inteligência de negócios, de relacionamento com o cliente, vendas presenciais, call-center/ URA, planejamento estratégico e demais áreas da empresa envolvidas com o cliente. Toda cadeia de produção, comunicação, distribuição e relacionamento pode se basear em parâmetros das redes sociais, que são tão amplos, atuais e precisos, para alcançar a excelência em produtos e serviços.

Da analise avançada de inteligência de negócio em tempo real e diversidade ímpar de conhecimento baseados nos perfis públicos dos clientes nas redes sociais, verifica-se ativamente evoluções nos segmento de consumidores, através do acompanhamento contínuo das mudanças em seus hábitos, status sociais ou alusões. Alcançamos, então, uma visão holística e atual do cliente, que abrange aspectos quantitativos e qualitativos do seu espaço de convivência social.

Todo esse poder e variedade de informações sobre o cliente é um fator ainda muito novo, mas decisivo para os próximos anos no desenvolvimento e na evolução do relacionamento das empresas com seus consumidores e prospects. Por isso, é de vital importância a documentação de todo esse conhecimento perante políticas de privacidade bem definidas, tornando possível prever características marcantes de consumo e se antecipar com ofertas relevantes para cada indivíduo, grupo ou nicho de consumidores. Usando inteligentemente filtros personalizados para a detecção do público-alvo que se enquadra adequadamente nos padrões de consumo, direciona-se todo tempo e recursos para o objetivo maior, evitando o desperdício na comunicação em massa e aproveitando oportunidades valiosas que apenas o conhecimento atual poderá oferecer, como a data de um aniversário ou saber que tal marca é a preferida por aquela pessoa.

O Social Database figura como a parte prática de toda teoria e conceito de marketing sobre a “segmentação de mercados”, “segmentação de clientes” e “inteligência de marketing”, amplamente estudados e recomendados nas melhores universidades. As redes sociais oferecem um nível de informação sobre o cliente que torna viável a criação de sistemas que abranjam essas informações – antes restritas a algumas redes sociais privadas -, para que as empresas em geral utilizem em prol do desenvolvimento de seus mercados.

Essa grande revolução se faz através de coletas de informações advindas dessas diversas redes sociais dispersas e da estruturação dessas informações, obtendo daí o conhecimento, com a vantagem do olhar ampliado e abrangente ao universo de milhões de pessoas simultânea e espontaneamente. Esse conhecimento deve ser integrados aos sistemas e processos das empresas para que acompanhem a evolução de seus clientes.

Conhecendo assertivamente as ofertas mais compatíveis com perfil de consumo de seus clientes – através do acompanhamento vívido de seus padrões de comportamento nas redes sociais -, as empresas mais inovadoras alcançarão significativas vantagens competitivas e crescente assertividade e aumento em vendas e conversões. Eles computarão contínuos avanços estratégicos e financeiros e um ganho incomensurável no aperfeiçoamento do relacionamento e proximidade com seus clientes atuais e potenciais; maior fidelização e uma abordagem muito mais humana e certeira, proporcionados pelo rápido acesso ao conhecimento real do cliente em sistemas de CRM integrados às redes sociais.