/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

DatabaseCast: Melhores episódios

PorDatabaseCast em

VitrineDatabaseCast50

Olá, pessoal! Neste episódio do DatabaseCast Mauro Pichiliani (Twitter | Blog) e Wagner Crivelini (@wcrivelini) gravam presencialmente pela primeira vez e comentam quais são seus episódios preferidos do DatabaseCast. Neste episódio você vai saber quem é fã de Rock’n’Roll, como uma água pode ser blended, dicas para reduzir seu ego e mandar um alô para possíveis anunciantes.

Não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste artigo, mandando um e-mail para  databasecast@gmail.com, seguindo o nosso twitter @databasecast, vendo informações de bastidores e as músicas do programa no nosso Tumblr e curtindo a nossa página no Facebook e no Google+.

Clique aqui para obter o endereço do feed RSS e assinar o DatabaseCast

Veja no gráfico abaixo a duração e os tempos aproximados de início e fim de cada bloco:

GraficoTamanhoDatabaseCastEpisodio50

Veja na tag cloud abaixo a contagem das palavras mais usadas nos emails, comentários e tweets do episódio anterior:

TagCloudEp50Livro Conversando sobre Banco de dados do Mauro Pichiliani (Impresso e PDF, EPUB e MOBI)

cover_front_medium

Você pode comprar a camiseta com estampa fractal Fluxo Matrix e Sonho Fractal diretamente neste link. Veja também:

Links do episódio:

Deixe um comentário! 25

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

  1. Quando comecei a ouvir o podcast pincei alguns anteriores para conhecer melhor o podcast e os apresentadores. Este episódio especial me deixou com vontade de ouvir todos. Abraços e continuem com o excelente trabalho

  2. Olá Pessoal,
    Parabéns pelos 50 episódios! Antes mesmo de ouvir, sei que será de qualidade, pois temos 49 amostras de que fazem o que gostam!
    Wagner e Mauro, vocês ajudam muito aqueles que buscam conhecimento para serem profissionais mais completos, não só na parte técnica, mas também com assuntos muito legais tratados aqui, como ética, comportamento e direcionamento de carreira.
    Parabéns para todos os que participaram como convidados, que agregaram muito trazendo seus conhecimentos!
    Abraço a todos, e que venham mais 150!

  3. Demais esse episódio!!!
    Parabéns pela marca alcançada. Enquanto ouvia os preferidos dos apresentadores eu dava muita risada lembrando dos episódios e tentando lembrar também onde eu estava enquanto ouvia cada episódio. Muito legal, é como se fizesse parte da história do databasecast de certa forma. Eu gosto muito de dar risada mesmo nos episódios mais técnicos então os meus três episódios prediletos são: 1) Disaster and recovery 2) Database’n’Hacking 3) Episódio onde eu ganhei a camisetados fractais da promoção, uso muitas vezes.
    Pra fechar gostaria só de relatar uma curiosidade muito maluca que acontece muito comigo ouvido o podcast, onde muitas vezes eu recebo um projeto novo (trabalho com desenvolvimento de sistemas) e quando é liberado o novo episódio o assunto se encaixa perfeitamente ao projeto. Esse “alinhamento intergaláctico atemporal” (sim…sou meio maluco mesmo) eu acho muito legal e de certa forma me ajuda muito nas pesquisas e consequentente em meu trabalho. Valeu pessoal e agora é rumo ao episódio n 100! Abraço

    1. fala aí, Landskron, vulgo Edward do Crepúsculo
      é legal ver q a cada episódio tem gente nova comentando e mais legal ainda ver que tem uma galera, vc incluído, q faz anos q acompanha nosso programa!
      muito obrigado e grande abraço

  4. Parabéns Senhores e a todos que tornaram o DatabaseCast no que ele é hoje. Acompanho vocês de 2011 e posso afirmar que já usei muitas discas dadas nos Casts no meu cotidiano. Alguns podcasts até escutei mais de uma vez para anotar dicas de procedimentos ou ferramentas.
    Um grande abraço e muito sucesso para vocês!

  5. Caracas 50 ep. já!
    Parabéns a todos pelo excelente trabalho a cada episódio do Database Cast, sou desenvolvedor web e adoro tudo que é ligado a tecnologia e a cada episódio que sai é uma diversão e aprendizagem muito grande,sempre com o excelentes convidados e conteúdo excepcional.

  6. Pessoal,
    Sugestão:
    -Acho que poderiam fazer um podcast especifico sobre carreira e inovações em banco de dados, isso por ano, já que em um período de 12 meses, muita coisa muda, novidades aparecem e necessidades também!

    1. Daniel achei sua idéia bem bacana e reforço ela aqui. Algo como um snapshot do mercado de trabalho no momento do cast (mais ou menos um a cada ano) com as opiniões dos convidados. Como os convidados do DatabaseCast só são de alto nível, eu acho interessantíssimo saber a opinião deles.
      Recentemente no SQL Saturday (que nosso amigo Mauro palestrou inclusive) teve uma palestra do Luti (http://luticm.blogspot.com.br) na qual ele compartilhou impressões e opiniões dele sobre o mercado de trabalho para DBAs no Brazil que eu achei interessantíssimo, o material está aqui caso alguém tenha interesse: https://onedrive.live.com/redir?resid=E145F7753042D628!2992&authkey=!AEtbs9yoMuPsSG4&ithint=file%2crar

  7. Ae Wagner, ri muito do seu comentário, claro que você exagerou muito na parte da tietagem, tanto que sábado passado tive que aguentar minha esposa tirando um sarro da minha cara, pra minha sorte o Mauro conseguiu arrumar a situação, mas tá valendo. Sobre o episódio 50 foi uma grata surpresa como prometido, acredito que a intenção de vocês era despertar a curiosidade nos episódios anteriores e acertaram em cheio. Abraços e a maratona continua … (episódio favorito 48 – Dashboards)

    1. oh Ivan… avisa a patroa que era só piada pra sacanear o Mauro :-)
      mas a “propaganda” que fizemos dos programas anteriores foi um efeito colateral…. a gente queria contar algumas histórias do q não vai pro ar!
      e tem muita história engraçada destas gravações…. dá trabalho, mas a gente se diverte heheehe

      1. Sim, essa foi a proposta e por sinal muito legal, mas ouvir o que não foi para o ar despertou a curiosidade em ouvir o episódio por completo. Estou fazendo maratona das mais atuais para as mais antigas mas voltei bem mais pra trás por conta da curiosidade. Estou terminando o 22 (Mercado DBA) e indo para o 29 (Trabalho no Exterior).

  8. Para quem está envolvido com banco de dados, análise de dados em tempo real, olap, enfim tecnologia, deve ter ficado louco quando viu a interactividade na análise dos votos, muito minucioso, quero dar meu parabéns a todos os envolvidos, e ao databasecast por esse excelente canal, parabéns pessoal.

  9. Parabéns pelo quinquagésimo episódio, sensacional vocês são excelentes !!! Sou DBA Oracle e OLAP (Oracle Essbase), e escuto vocês desde 2011, é muito bom, ouvir e lembrar da época onde eu era só estudante e não havia podcast, internet, nada disso, tinha que fazer na prática e ler livros …

    Grande abraço e mais uma vez PARABÉNS !!!

  10. Olá, muito bom os podcasts de vocês, sou desenvolvedor de sistemas e faço MBI em banco de dados Oracle, quero ser um dba, mas como não tenho experiencia nenhuma na área, não consigo um emprego como dba, oque vocês sugerem?
    Seria interessante vocês terem um site próprio também, e gostaria de um podcast sobre Data Warehouse, obrigado.

    1. Henrique, o caminho tradicional é começar como trainee na própria empresa onde vc trabalha.
      Outra alternativa que também funciona é aproveitar pra se desenvolver o máximo possível em tecnologia de BD enquanto ainda é programador. Isso te garante pelo menos oportunidade de trabalhar como o que a gente chama de DBA Lógico, o cara q entende do funcionamento, modelo e da programação do banco.

      Sobre DW, eu tive oportunidade de ser coautor de um livro bem interessante para quem tá se iniciando no assunto. Segue o link
      https://www.ibm.com/developerworks/community/wikis/home?lang=en#!/wiki/Big+Data+University/page/FREE+ebook+-+Getting+Started+with+Data+Warehousing

  11. Parabéns pelos 50 episódios, é a primeira vez que estou comentando, já que estava na maratona, mas já estou esperando os próximos episódios.

    Sou programador, porém gosto bastante de todas as tecnologias envolvidas com as aplicações como código, db e infra, já que no final não importa aonde é feito, tudo terá sua importância, sendo de forma satisfatória para o cliente, é isso que importa. Cada tecnologia terá suas facilidades e deficiência, assim como fazer no código ou no banco e até entre as próprias linguagens.

    Com certeza cada episódio valeu a pena para conhecer recursos que podem ser utilizados em diversos casos e aplicações.

  12. Parabéns Wagner e Mauro pelo DatabaseCast! Fico feliz por todos esses episódios já produzidos desde o primeiro programa e parabenizo o excelente trabalho de vocês. Afinal, vocês são profissionais capacitados no mercado que incentivam estudantes e demais profissionais da área de banco de dados, fornecendo dicas e compartilhando experiência/conhecimento. Tenho 23 anos e sou DBA Júnior em uma empresa de informática em Belém-PA que fornece suporte para diferentes clientes no Pará e outros estados da região Norte do Brasil. Comecei na área por meio de um estágio em banco de dados Oracle e desde esse período venho acompanhando cada episódio lançado. Particularmente, o DatabaseCast me incentivou a tirar minha primeira certificação Oracle (OCA 11g) ainda no estágio e de seguir carreira como DBA. Sucesso neste trabalho! Abraços!

  13. Ótimo conhecer a história e os bastidores do podcast. Parabéns e continue o trabalho sempre. Uma sugestão de pauta pode ser o que um banco mal feito pode interferir na aplicação e o que uma aplicação mal feita pode interferir no banco. O mauro como é programador e DBA deve conhecer isto de cabo a rabo. Mias uma vez parabens abraço

  14. Saudações Mauro e Wagner!!! É muito legal e tem que ser bastante valorizado o desenvolvimento do DatabaseCast! Ouvi falar pela primeira vez do DatabaseCast em 2012 no episódio 22 sobre o Mercado para DBAs e considero um dos melhores episódios! Vocês trazem para o DatabaseCast profissionais qualificados para explorar as experiências e também as suas próprias experiências. Assim como pessoas que não são da área como o cômico episódio 18 e no episódio 33 ensinando olap…parabéns pelo trabalho e isso só me motiva ainda mais a procurar mais foco na área.

    Sou formado Tecnólogo em Banco de Dados e quero tirar minha primeira certificação em Oracle pois é o SGBD que estou mais familiarizado. O episódio sobre certificações foi bacana para buscar mais informações sobre elas.

    Todos os episódios são bacanas é dificil escolher 10 quanto mais 5… episódios sobre as histórias dos SGBDS…Índices…Backup e restore…Log…Ética…

    Que tal um episódio específcio falando sobre as variações das profissões na área de banco de dados (o AD, o DBA, o programador de BD, o analista de BI…) ?

    Também seria bacana sobre Cursores…Triggers… uma relação sobre a programação de banco de dados como PL/SQL…TSQL…PLpg/SQL rsrs…

    Tem muita coisa pra ser debatida! Vida longa ao DatabaseCast!

    Parabéns! Abraço!

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas:
Hospedado por: