APIs e Microsserviços

5 nov, 2008

Validação Cadastral de CPF e CNPJ para Call Centers via WebServices

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Já é de conhecimento da comunidade de desenvolvedores que não é mais possível mais criar robôs para fazer a validação de um CPF ou CNPJ no site da Receita Federal.

Porque é interessante validar o CPF ou CNPJ do seu cliente?

  • Combate a fraudes
  • Automatização de cadastros
  • Higienização de dados antigos
  • Minimizar o tempo de atendimento ao seu cliente

Basicamente você vai pegar o CPF ou CNPJ e restringi-lo aos orgãos de proteção ao crédito. Até aí sem problema nenhum. Errado. A pessoa forneceu o CPF de outra pessoa e quando você menos espera você está tentando restringir o crédito de outra pessoa.

O segundo caso é o dado histórico. Se sua empresa ja possui histórico de alguns anos de negócios com clientes, você provavelmente já pode estar com sua base de clientes contaminada.

Para resolver esse problema, o processo é chamado de HIGIENIZAÇÃO de dados.

Imaginem um cenário de um Call Center onde o cliente liga e pede um produto ou serviço, informa o CPF de uma pessoa e o Nome real dele. Como você vai saber a veracidade da informação? Muitos Call Centers ou outros departamentos ainda continuam em um período jurássico da história se utilizando de funcionários para acessarem a página da Receita Federal e fazendo essa validação na mão.

Para iniciar este processo de higienização, o primeiro passo é conhecer o webservice do ConsultaCPF.com que é capaz de, baseado em um Documento de CPF ou CNPJ, apresentar o Nome ou Razão Social. Com isso, uma aplicação de Call Center é perfeitamente capaz de identificar uma possível fraude.

Conheça mais sobre o WebService:

https://imasters.com.br/artigo/7170