Dev (Back & Front)ARTIGO

Criando e Acessando WebService – Parte 1

Olá, pessoal.

Este é o meu primeiro de muitos artigos no iMasters, espero que vocês gostem, e o mais importante, aprendam muito!

Criando o WebService

Para criar o WebService devemos selecionar o menu File -> New -> Other, conforme figura abaixo:

Em seguida selecionar a opção Delphi Projects -> WebServices -> SOAP Server Application.

Selecione a opção ISAPI/NSAPI Dynamic Link Library e devemos confirmar.

Após essa etapa será apresentado o questionamento se desejamos criar a interface para o módulo SOAP.

Para criar o módulo SOAP devemos informar o Service Name e a Unit Identifier, vamos nomear ambas como wbExemplo.

Para finalizar essa etapa vamos salvar o projeto com o nome wbsExemplo.

Após salvar o projeto precisamos compilar o programa para gerar a DLL que permitira acessar as informações do WebService através do IIS.

Obs.: Para confirmar se o processo gerou a DLL corretamente basta acessar a pasta onde você salvou o projeto e localizar o arquivo wbsExemplo.dll

Para acessar a DLL “wbsExemplo” é necessário criar um diretório virtual apontando para a pasta onde salvamos o projeto wbsExemplo.

Até a próxima semana onde iremos mostrar como se faz para criar o diretório virtual para acessar a DLL wbsExemplo.dll, conforme figura abaixo:

Até a próxima.

é Analista de Desenvolvimento, formado no curso de Tecnologia em Processamento de Dados pela Univerdade Camilo Castelo Branco, possui 5 anos de experiência em desenvolvimento de software, utilizando Delphi, Visual Studio e SQL Server.

Ver perfil