APIs e Microsserviços

26 ago, 2015

As APIs no mercado de mídia e entretenimento – Parte 4: Marvel

Publicidade

marcel-1

Na semana passada, falamos sobre a Comcast. Hoje é a vez da Marvel!

***

Uma das referências em entretenimento hoje é a Marvel. Depois que foi comprada pela Disney, há alguns anos, muitos nerds torceram o nariz. Porém, o fato é que essa empresa tem trazido novidades incríveis para os quadrinhos, games e cinemas.

É claro que as mídias ultrapassam as telonas. A Marvel investe em entretenimento de diversos tipos para promover seus heróis. Um deles foi o Marvel Run, um desafio de corrida de rua, que aconteceu este ano em São Paulo.

marvel-2

Ao mesmo tempo, a empresa tem uma API para divulgação e criação de apps com seus heróis e vilões! A ideia da empresa com a exposição é realmente pulverizar o Universo Marvel.

Com a exposição das APIs, a Sensedia não poderia ficar de fora dessa. Vendo o potencial da API da Marvel, foi organizado um hackathon em parceria com a CI&T para a produção de apps baseados em Marvel!

Se você nunca ouviu falar de Hackathon, trata-se de uma maratona de programação! Ele aconteceu no dia 15 de março do ano passado e teve o intuito de criar apps no melhor estilo “Super Trunfo” com os personagens da Marvel. Para esse formato acontecer da melhor maneira possível, os inscritos foram divididos em grupos, com senseis (mestres) para acompanhar, ajudar com o desenvolvimento e orientar os grupos formados.

Veja abaixo um infográfico representando os resultados do Hackathon:

marvel-3

Esse é um caso de uma API aberta totalmente voltada para conscientização da marca. No caso, a Marvel conseguiu disponibilizar conteúdo de extrema qualidade para uma comunidade que costumeiramente já consome diversos de seus produtos.

Muitos dos apps que vemos nas lojas como AppStore e GooglePlay foram criados a partir dessa iniciativa, e a pulverização da marca através do mundo digital foi um objetivo alcançado. Uma aplicação na nuvem que usa a API de forma bem pura é o iMarvel. Basta colocar um personagem na busca e ver os resultados:

marvel-4

A própria Marvel dá uma lista de apps mobile em seu site e a busca no Google Play rende dezenas de resultados – apenas três oficiais. Isso que é penetração de marca!

A Marvel não está sozinha no mundo do entretenimento. Empresas como a Riot Games (responsável por League of Legends) tem uma API que segue o mesmo espírito de gerar mais conhecimento sobre o Universo de LOL.

Essa é uma estratégia que faz todo o sentido. Torcemos para que outras empresas também exponham informações organizadas e de qualidades através de APIs no futuro! Minha torcida fica para Star Wars (que também é da Disney =D).

Se quiser ver outros posts da nossa série de APIs no mercado de mídia e entretenimento, clique aqui!

Até a próxima, quando falaremos do The New York Times.