APIs e Microsserviços

13 ago, 2015

As APIs no mercado de mídia e entretenimento – Parte 3: Comcast

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Dando continuidade à série sobre APIs no mercado de mídia e entretenimento, hoje falaremos sobre a Comcast. O artigo anterior tratou da InfoGlobo.

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A Comcast é uma das maiores empresas de mídia, entretenimento e comunicações do mundo, servindo mais de 50 milhões de clientes nos Estados Unidos. A empresa tem mais de 125 mil funcionários, e uma de suas bases para se manter competitiva é um foco em tecnologia.

Porém, o próprio tamanho e a diversidade da Comcast trouxeram dificuldades no processo de inovação, e a criação e geração de um programa sólido de APIs foi uma forma de combater tais problemas.

O início desse processo foi dado com as tentativas de criação de recursos que promovessem a melhoria da experiência dos clientes. Nesse ponto, os sistemas legados, construídos sem uma visão de micro-serviços a longo prazo, tornaram a abordagem de inovação lenta e ineficiente.

Cada nova integração era dolorosa, levando algumas semanas para completar o processo. As equipes enfrentavam dificuldades em compartilhar dados e recursos. Pior ainda, cada nova integração tinha de começar do zero, pois não havia nenhuma intenção de tornar o processo reutilizável.

A partir daí, uma iniciativa geral, encabeçada pela diretoria, tomou lugar, promovendo a criação de APIs internas interdepartamentais. A Comcast substituiu sistemas legados por um programa interno que conta com mais de 80 APIs e se espalha pelos departamentos da empresa.

A plataforma interna de APIs se chama CodeBig, e conta com um gerenciamento de cada API. A ênfase no gerenciamento foi dada pela diversidade de projetos e APIs sendo criadas e trabalhadas em paralelo, por equipes que não se conhecem, mas que muitas vezes têm objetivos em comum. As APIs gerenciadas promoveram centralização e uma abstração da parte mais técnica.

Ou seja, cada integração feita com parceiros levaria muito menos tempo com a nova infraestrutura, em que não é mais necessário um alto nível técnico para fazer a integração, e na qual as diferentes APIs permitem acesso a recursos antes enterrados nos sistemas legados.

Veja tudo que a Comcast conseguiu com o sistema de gerenciamento de APIS centralizado:

  • Controle e monitoramento do tráfego de cada API em uma dashboard única;
  • Controle de acessos, emissão de chaves para apps e usuários. Cada equipe tem controle total das apps que estão acessando sua API;
  • Capacidade de escalar rapidamente em termos de infraestrutura e novas APIs. CodeBig começou com cerca de 10 APIs e hoje já suporta mais de 80;
  • Redução de retrabalho e criação de APIs e aplicações repetidas;
  • Segurança no acesso de dados, feita em cada API através do protocolo oAuth2;
  • Redução do tempo de integração com parceiros de 4 semanas para algumas horas.

Hoje, as APIs da Comcast são todas internas, garantindo a integração manual com alguns parceiros estratégicos. Há alguma insatisfação da comunidade de devs que gostaria de participar dessa empreitada tecnológica enorme. Os benefícios de ter APIs abertas não serias somente da comunidade. A própria Comcast ganharia muito abrindo APIs. Se quiser saber como, dê uma olhada em 5 formas de monetizar uma API. A forma número 5 já está sendo usada por eles.

Porém, isso não para aí. É fácil perceber que o CodeBig propiciou toda a criação da infraestrutura de APIs, montada de forma a escalar sempre que for interessante ou necessário. Isso significa que, no momento em que eles quiserem abrir suas APIs para o público externo, será possível fazer isso em questão de horas. Tal liberdade jamais seria possível com um sistema legado.

Os planos para divulgação dos primeiros SDKs abertos ainda não estão totalmente claros, mas espera-se que a empresa abra suas portas para os devs externos ainda esse ano. Que isso aconteça e que as empresas de mídia e tecnologia brasileiras copiem!

O time de engenharia de software da Comcast conta com mais de mil pessoas e ampla aplicação dos conceitos que sempre comentamos. Mas você acha que, para ter uma API e conseguir todas as vantagens citadas acima, é preciso ter tudo isso? A resposta é NÃO!

Referências:

No próximo artigo, será a vez da Marvel.