Android

28 jan, 2016

Entenda a nova API do Google para Android Wear

Publicidade

Como era de se esperar, o Google nos trouxe mais uma novidade: a denominada API 23 SDK para Android Wear, que promete trazer mudanças consideráveis no desenvolvimento e utilização de tecnologias para vestir.

Por isso, neste artigo apresento a cara desta nova API e falo um pouco sobre como ela irá impactar a vida dos devs.

Ficou curioso para saber? Então, vamos lá!

Afinal, o que muda com o uso da nova API?

Agora ela está adaptada para operar e permitir visualização mais adequada em smartwatches e demais acessórios do tipo, conectando maior diversidade de funções a aparelhos usados como verdadeiras extensões do corpo.

Em smartwatches que a reconhecem, há melhorias na integração: a nova interface consegue identificar funcionalidades que podem ser aproveitadas e, com isso, se comunicar melhor com o sistema nativo.

Marshmallow no Android Wear

Alguns relógios inteligentes já tinham conectividade com celular, mas desta vez houve também novidade com uma atualização para a versão Marshmallow, que agora possibilita:

Novo modelo de permissões

A versão Marshmallow também muda a forma como o usuário libera operações, possibilitando a criação de controles mais gradativos de permissão, conforme a necessidade de autorização que a interface tiver durante a execução de tarefas.

Otimização de tempo e experiência

Ao configurar o aparelho, um usuário não será logo de cara questionado a respeito de tudo o que deseja permitir (muitas vezes nem entendendo para quê aquilo serve), mas decidirá conforme o app precise realizar cada função.

Isto otimiza tempo e evita que se ele sinta incomodado ou confuso com tantas perguntas de uma só vez.

Suporte alto-falante

Nas funções como alertas, por exemplo, é possível incrementar sons aos aplicativos em aparelhos Wear, aproveitando o alto-falante que é embutido neles, caso o modelo adquirido tenha este adicional.

Essas mudanças tornam o uso bem mais funcional e prático.

E para os devs, quais foram as maiores alterações?

Agora que você já sabe um pouco do que muda na experiência dos usuários finais, partimos para o que muda na vida dos devs ao criar aplicativos com a nova API:

Inclusão de round/notround

Os atributos round/not round também foram incluídos. Eles permitem desenvolver, mais facilmente, apps tanto paras smartwatches redondos ou de outros formatos, como os quadrados.

Também é possível fazer a combinação desta qualidade com hdpi, tvdpi e 360 dpi para vários Androids disponíveis, preservando classes que já estejam na biblioteca, mas que só darão certo se a nova API já estiver agregada aos dispositivos em questão.

Consequentes melhorias e mudanças nos qualificadores

Com isto, os recursos poderão ser mais adaptados aos aparelhos — por exemplo, se a tela tiver formato quadrado, a interface acompanhará — evitando que haja distorções no conteúdo acessado e permitindo que a resolução gráfica seja mais adaptada.

Suporte para processadores Intel x86 e outras diferenças

Para os devs, o Marshmallow para Android ainda permite Androids baseados em Intel x86.

Para quem desenvolve em ambiente Android Studio ou usa Android NDK, por exemplo, pode ser necessário realizar alguns ajustes em arquivos como o build.gradle, dependendo das especificidades da programação.

Emulador atualizado

A atualização de imagens do emulador Android Wear já pode ser baixada pelos devs a partir do SKD no Android Studio.

Com a ajuda de diferentes perfis dos modelos de aparelhos Android Wear que podem integrar aplicações com API 23, devs também conseguem fazer testes mais precisos e realistas e obter indicadores sobre o desempenho de suas criações.

Fora isto, a intenção é que, com o tempo, a maioria dos aparelhos esteja apta a ter suporte para tecnologias mais extensivas. Com isso, o desenvolvedor que dominar as APIs disponíveis para isto tende a sair na frente.

E então, gostou do nosso conteúdo voltado ao Android Wear e quer ter mais dicas sobre a tecnologia de API?

Clique aqui e veja nosso artigo sobre as evoluções e maravilhas da integração por meia dela! Até a próxima.