Quando um dev vai fazer uma aplicação, ele tem uma de duas possíveis abordagens:
- “Olha que serviço legal! Imagina quanta coisa bacana eu poderia fazer se eles tivessem uma API aberta. Wait… what? Eles têm uma API aberta!”, e aí coisas bacanas são criadas pelas mãos milagrosas do dev.
- “Queria tanto fazer uma aplicação XYZ. Mas implementar todos essas funções e rotinas daria um trabalho imenso. Será que não existe alguma API que faça isso???”, e aí a equipe reduzida não consegue dedicar esforços para criar essas rotinas específicas e abandona o projeto =(.
O primeiro caso é mais comum com serviços populares ou cheios de informações legais. Por exemplo, temos as APIs de redes sociais (como esses mashups de Twitter, Evernote, Google Maps e Instagram) e sites de entretenimento (como APIs da Marvel e ESPN).
O segundo caso já é um pouco mais complicado. Como avançar em um projeto de uma nova aplicação, sem ter planejado a implementação de algumas rotinas/classes/funções essenciais?
E mesmo que a equipe tenha essas rotinas implementadas, certos dados são necessários e apenas encontrados via APIs específicas.
Um caso que eu gosto de citar é a API do Star Wars. Mesmo a Internet tendo milhares de sites sobre o assunto, apenas uma API oferece a informação machine readable para sua aplicação. Ou seja, sem a API do Star Wars, fazer um app de Star Wars fica bem complicado.
É aí que aquela API que tem exatamente essas rotinas e/ou dados cai como uma luva. Apesar de nem sempre ser fácil de achar, a possibilidade de que uma API como essa exista é bastante considerável.
Então, quero ajudá-lo a descobrir APIs misteriosas, que quebram um galho imenso. Para tal, aqui você confere uma lista de 5 repositórios de APIs, que também trazem funções bem legais de teste e documentação para suas APIs.
Por outro lado, se você tem uma API ou conhece alguém que esteja lançando/divulgando sua API agora, uma boa iniciativa é adicionar suas informações à cada um dos serviços, ferramentas e indexadores que falarei abaixo.
Vamos começar!
99APIs
Link: http://www.99apis.com/
Essa é uma iniciativa da Sensedia a fim de criar um Hub público brasileiro de APIs. Como você pode conferir na lista abaixo, todos são gringos.
E mesmo que a procura aqui no Brasil ainda não seja imensa, vemos aqui na Sensedia a tendência aumentando a cada dia, com mais empresas usando APIs em seus modelos de negócio, e o tema sendo mais procurado e discutido.
Ou seja, já está mais do que na hora de ter nosso representante tupiniquim!
O 99APIs tem alguns meses de vida e conta com mais de 200 APIs registradas. Apesar de ser gerenciado por uma equipe da Sensedia, a inserção de APIs pode ser feita por qualquer usuário via um formulário no site.
O site também conta com uma newsletter quinzenal para aqueles que desejam acompanhar a evolução do site e conteúdos relacionados.
ProgrammableWeb
Link: www.programmableweb.com
Esse é o diretório de APIs mais rico e antigo da Internet. É uma ferramenta ideal para as buscas pela API que você tanto deseja. O diretório é atualizado diariamente e conta com informações de mais de 14 mil APIs!
Aqui, você pode encontrar APIs pelo nome e categoria, além de mashups diversos de cada uma dessas APIs, discussões, artigos etc.
Se você quer acompanhar as novidades de determinada categoria, basta fazer uma conta no site e, pronto, você recebe tudinho. Eles também possuem um ótimo blog sobre APIs. Ainda é possível adicionar novas APIs e usar os dados de tráfego e pesquisas realizadas a respeito de consumo de APIs (API Research Center).
O site tem muito mais, então não deixe de conferir durante suas pesquisas sobre API.
Mashape
Link: https://market.mashape.com/explore
Eles se autodenominam um Marketplace de APIs, o que é bastante inteligente, visto que há APIs pagas sendo oferecidas no sistema.
Não se preocupe: também há muitas APIs públicas gratuitas. E, o mais legal, como o foco é servir de vitrine para as APIs, eles oferecem recursos, documentação e espaço de testes das APIs.
Isso significa que você pode brincar com muitas APIs e ver se elas se adequam às suas necessidades direto do sistema, sem se cadastrar ou pedir tokens. Na prática, você precisa usar tokens do Mashape, mas é um único cadastro para centenas de APIs.
E se você fizer o cadastro, ainda ganha um Dashboard para manter controle do consumo das APIs.
Essa é somente a superfície de um sistema muito legal e que vale a pena fuçar com seus próprios esforços. Com certeza, você achará algo que vale a pena.
APIs.io
Link: http://apis.io/
Esse aqui é um esforço do Kin Lane, o API Evangelist. De fato, ele é uma das referências mundiais em termos de API, e está na empreitada de indexar APIs e tornar essa informação mais acessível.
Em paralelo a esse projeto, temos o APIs.json, que é uma linguagem de descrição do local da API, assim como de algumas funcionalidades.
O APIs.io é feito sobre esse princípio. Em vez de fazer a indexação manual de cada API (como é o resto dos itens dessa lista), uma vez descrita a API com esse formato, sua API pode ser encontrada e indexada na busca do APIs.io.
Legal, né? O sistema já conta com quase mil APIs.
The Right API
Link: http://www.therightapi.com/
O que melhor para nossa lista do que um site chamado TheRightAPI?
O serviço é baseado em testes e monitoramento de chamados à APIs. Lá, é simples testar qualquer API e experimentar cenários. Assim, fica bem mais fácil encontrar a API mais adequada às suas necessidades.
O site ainda tem bastante a melhorar em questão de usabilidade e design, mas com certeza é uma ideia promissora.
Menções honrosas
O Mashery possui um diretório de APIs gerenciadas pelo software deles, que também indica se determinada API tem um selo de DX (Developer Experience), ou seja, uma atenção especial em seu design.
Outro site que vale ser mencionado é o Exicon, um serviço muito legal para gerenciamento de apps. Se sua empresa tem que gerenciar diversas apps diferentes, fazer o controle de downloads, encontrar devs para os projetos, unir reviews, feedbacks e informações em geral sobre suas apps, uma boa ideia é checar o Exicon.
E qual a melhor amiga de uma app? Uma API! A Exicon sabe disso e mantém registros no software de quais APIs são usadas por suas apps (já há quase 2000 mil registradas). Não só isso, mas foi criado um diretório com as APIs usadas por todas as apps de clientes. Também existe um diretório de apps, o que é tão útil quanto o diretório de APIs.
Já o Google APIs Explorer é uma ferramenta de conhecimento das APIs do Google. Como são muitas (mesmo), a chance de existir uma que tenha uma boa aplicação na sua app e você não conhecia é bem grande. É possível navegar pelos recursos e testá-los em tempo real.