Android

29 jun, 2018

Android Studio 3.2 Beta

Publicidade

Artigo de Jamal Eason, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

Você já pode fazer o download do Android Studio 3.2 Beta. Pré-visualizado no Google I/O 2018, a versão mais recente do IDE Android oficial se concentra em ajudar você a acessar todos os novos recursos lançados no Google I/O – Android JetPack, Android P Developer Preview e o novo formato Android App Bundle.

Há também vários outros novos recursos interessantes inclusos no Android Studio 3.2 para acelerar o desenvolvimento do seu aplicativo, como o Emulator Snapshots e o Energy Profiler.

Como o uso do Android Studio cresceu nos três anos e meio desde a versão 1.0, também nos tornamos cada vez mais obcecados pela qualidade. Continuamos investindo em qualidade porque sabemos que milhões de desenvolvedores de aplicativos gastam quase todos os dias no Android Studio e precisam de um conjunto confiável de ferramentas.

Estabilidade, tempo de construção e outros trabalhos de qualidade serão o foco principal da nossa próxima versão, assim que terminarmos o Android Studio 3.2. Também não queríamos esperar, então fizemos check-ins para resolver vazamentos de memória e problemas de desempenho, assim como corrigimos mais de 450 erros.

Obrigado a vocês pelo feedback contínuo, e mantenha-o ativo para que possamos nos concentrar nas áreas mais importantes para você na próxima versão do Android Studio. Se quiser experimentar os recursos mais recentes e avaliar as melhorias na qualidade, você pode fazer o download do Android Studio no canal de lançamento beta.

O que está dentro do Android Studio 3.2?

Com base na versão canary do Android Studio 3.2, a versão Beta inclui:

  • Suporte ao Android App Bundle: o Android App Bundle é um novo formato de publicação que usa a Entrega Dinâmica do Google Play, oferecendo um APK menor e otimizado que contém apenas os recursos necessários para um dispositivo específico. Sem nenhuma alteração de código, você pode aproveitar a economia de tamanho de aplicativo de um Android App Bundle navegando para o Build → Build Bundle / APK ou o Build → Gerar Bundle Assinado / APK.
Criar Android App Bundle
  • Instantâneos do emulador: com o Android Studio 3.2, você pode criar instantâneos em qualquer estado do emulador e, em seguida, iniciar um instantâneo em menos de dois segundos. Você pode pré-configurar um instantâneo do Dispositivo Virtual Android (AVD) com os aplicativos, dados e configurações desejados e depois voltar ao mesmo instantâneo. Saiba mais.
Capturas de tela do emulador
  • Perfil de Energia: o novo Energy Profiler na suíte de perfil de desempenho pode ajudar você a entender o impacto da energia do seu aplicativo em um dispositivo Android. Agora você pode visualizar o uso de energia estimado dos componentes do sistema, além de inspecionar os eventos de segundo plano, que podem contribuir para o consumo da bateria.
Perfil de energia

Confira a descrição completa de todos os principais recursos organizados pelo fluxo de desenvolvimento listados abaixo e no blog do canary:

Desenvolve

  • Editor de navegação
  • Refatoração AndroidX
  • Dados de amostra
  • Atualização de design de material
  • Android Slices
  • Edição CMakeList
  • O que é Novo Assistente
  • Novas verificações de Lint
  • Atualização da plataforma Intellij

Constrói

  • Pacote de aplicativos para Android/Android App Bundle
  • D8 Desugaring
  • Otimizador R8

Testa

  • Instantâneos do emulador Android
  • Registro de tela no emulador do Android
  • Câmera Virtual Emulator Android Scene
  • Assistente de Conexão ADB

Otimiza

  • Perfil de energia
  • Rastreamento do Sistema
  • Sessões de perfil
  • Gravação automática de CPU
  • Acompanhamento de referência JNI

Sessões no Google I/O ’18

Com o lançamento do Android Studio 3.2 no Google I/O ’18, a equipe do Android Studio também apresentou uma série de sessões sobre o Android Studio. Assista aos vídeos a seguir para ver os recursos mais recentes em ação e para receber dicas e truques sobre como usar o Android Studio:

Uma visão geral de todos os recursos recentes do Android Studio para desenvolvedores de aplicativos para Android. A sessão inclui demonstrações e uma demonstração de recursos relevantes, que acelerarão o fluxo de trabalho dos desenvolvedores nas APIs mais recentes do Android.

Um mergulho profundo nos novos recursos do sistema de criação do Android.

Esta sessão aborda os novos recursos do ConstraintLayout 2.0, bem como a funcionalidade mais recente adicionada nas ferramentas de design do Android Studio, destacando como efetivamente tirar vantagem deles para projetar, criar protótipos e criar um aplicativo de interface gráfica com o usuário.

Esta palestra demonstra como diagnosticar e solucionar problemas de desempenho com seu aplicativo usando o Android Studio Profilers. Ela aborda exemplos de como usar a CPU, a memória, os perfis de rede e destaca o que há de novo.

Esta sessão discute em profundidade o que está acontecendo com os vários compiladores usados no Android: o recurso de linguagem Java 8 desugaring, o novo dexer (D8) e o shrinker (R8) e o trabalho feito no compilador Kotlin para uso Android.

Esta sessão discute como usar o Editor de Navegação no Android Studio, XML ou a API Java para definir seu gráfico de navegação e como isso simplifica a navegação pelo aplicativo e o gerenciamento de links diretos.

Download e Feedback

Faça o download da versão mais recente do Android Studio 3.2 na página de download do canal beta. Se você estiver usando versões anteriores do Android Studio, atualize para o Android Studio Beta 1 ou superior. Se você também quiser manter uma versão estável do Android Studio, poderá executar a versão estável e as versões beta do Android Studio ao mesmo tempo. Saiba mais.

Para usar os recursos mencionados do Android Emulator, verifique se você está executando pelo menos o Android Emulator v27.3 + baixado por meio do gerenciador do Android Studio SDK.

Observe que, para garantir a manutenção da qualidade do produto, alguns dos recursos que você viu no canal canary, como o Editor de Navegação, não estão ativos por padrão. Para ativar os recursos do canal de lançamento canary, vá para Arquivo → Configurações → Experimental → Editor → Ativar o Editor de Navegação.

Se você encontrar um bug ou problema, sinta-se à vontade para registrar um problema. Conecte-se conosco – à equipe de desenvolvimento do Android Studio – em nossa página do Google+ ou no Twitter.

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Jamal Eason. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2018/06/android-studio-3-2-beta.html