Um dos meus blogs favoritos é o avc.com, onde o Fred Wilson posta diariamente excelentes textos sobre Venture Capital, e frequentemente fala sobre as aplicações web que ele usa (e, em alguns casos, investe). Uma dessas aplicações que conheci por meio dele, meses atrás, foi o Zemanta. Porém, só recentemente comecei a usá-la de fato, e estou gostando muito.
Zemanta é uma ferramenta criada para auxiliar publishers, sejam eles blogueiros, editores ou webwritters, a enriquecer o conteúdo dos textos que publicam em blogs ou websites. Basicamente, o que a aplicação faz é analisar seu texto a medida em que ele é escrito, e sugerir tags, links, imagens e artigos relacionados. O parágrafo a seguir, extraído de um post no blog da empresa (tradução livre), explica melhor:
“Assim que você tiver escrito texto suficiente para que nossos servidores possam analisar apropriadamente, nós atualizamos o Zemanta Widget com recomendações. Nossa idéia é deixar todas as decisões editoriais para o escritor. Apenas clique nas sugestões que você gostar e se sentir confortável em inserir no seu post. Zemanta nunca insere conteúdo no seu post se você não o selecionar, seja clicando numa recomendação ou arrastando uma imagem sugerida para o post. Depois que você diz a Zemanta que quer que uma recomendação se torne parte do seu post, nós a adicionamos fazendo automaticamente as modificações necessárias no código HTML dele”.
Se ainda não ficaram óbvios os bons motivos para usar uma ferramenta assim, os dois principais são
- Poupa muito esforço. Por exemplo, todas as tags, links e artigos relacionados inseridos neste texto foram adicionadas por mim em menos de um minuto apenas clicando nas sugestões dadas pelo Zemanta. Se fosse fazer isso manualmente, teria gasto pelo menos uns 10 minutos buscando imagens e links no google, e ainda teria que pensar em que tags usar (ok, isso é até rápido, mas às vezes bate aquela indecisão: que tags melhor descrevem meu post?)
- Se você já leu algo sobre SEO, certamente já viu alguma dica que sugere que posts com bons links, imagens e conteúdo rico em geral ajudam seu site a obter melhor rankeamento nos resultados de busca do Google. Melhor rankeamento = mais visitas = mais leitores fiéis = mais grana (se você for problogger, claro).
Um dos detalhes legais do Zemanta é que você pode usá-lo tanto como plugin instalado no seu blog ou no seu navegador. No meu caso, eu uso a extensão para o Firefox, que reconhece quando eu estou na área de administração do wordpress criando um post e automaticamente preenche a tela (o design é agradável e usável) com as sugestões apropriadas.
Se quiser testar a ferramenta em seu blog, é bom notar que, oficialmente, o único idioma suportado é o inglês. Porém, se você escreve sobre assuntos que frequentemente mencionam empresas, pessoas ou lugares conhecidos mundialmente, o Zemanta funciona também com outros idiomas. No meu caso, que escrevo sobre tecnologia, mesmo em português funciona muito bem.
Artigos relacionados by Zemanta:
- BLOG UPDATE: Zemanta Installed (almostfinishedproject.blogspot.com)
- How Zemanta works (zemanta.com)