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19 out, 2012

Palavras-chave relacionadas para otimização

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A otimização de um site, independente do produto/ serviço vendido, das notícias, ou informações institucionais, está diretamente ligada à estratégia de SEO e ao valor que você vai comunicar . E são as palavras-chave que expressam esse valor.

Porém, não é possível comunicar tudo que você pode oferecer para as pessoas somente com uma palavra, é necessário um conjunto de palavras, palavras que se relacionam para comunicar o seu valor e diferencial para as outras pessoas. É sobre como selecionar as palavras relacionadas que vamos falar hoje.

Como selecionar palavras-chave relacionadas

A primeira coisa é pensar nas pessoas que são seu público-alvo, a linguagem que eles utilizam e o que é relevante para eles. Se você faz isso bem feito, o Google vai identificar que o seu site é bom para o seu público-alvo e terá mais chances do site ficar bem posicionado com as estratégias de otimização de sites. Não faça um site só pensando no robô do Google!

Depois de pensar na linguagem do seu público-alvo e nas informações que eles procuram, você precisa identificar as palavras-chave que melhor condensam os desejos do seu público-alvo. Uma ferramenta de SEO que auxilia na seleção de suas palavras é o Google Keyword Tool. Agora vamos mostrar uma ajudinha extra que o Google Adwords passou a disponibilizar em 2012 para todos os usuários de sua ferramenta de palavras-chave.

Ideias de palavras-chave

Além de proporcionar rápidas e práticas pesquisas, as abas de “ideias de palavras-chave” e “ideias de grupo de anúncios” auxiliam no entendimento sobre o volume de busca de cada palavra-chave e das palavras relacionadas. Esse auxílio é importante, já que pode ajudá-lo a descobrir algumas palavras que você não se lembraria durante sua pesquisa.

Essas palavras são armas importantes para completar sua otimização e proporcionar melhor fonte de tráfego. Seu uso é muito simples: após a pesquisa é só clicar em uma das abas disponíveis logo acima dos resultados.

A aba de “ideias de palavras-chave” fornecerá uma lista de resultados com as melhores palavras relacionadas ao que você procurou. Assim, você tem à disposição quais termos tem mais buscas, algum termo que você imaginou ser o melhor talvez não seja e vice-versa.

Ideias de grupo de palavras-chave

Já a aba “Ideias de grupo de anúncios” oferece de forma ainda mais organizada todas essas palavras, pois reúne em vários grupos de termos relacionados que podem servir de sugestão de palavras que você pode usar na sua página ou até páginas novas que você pode criar com conteúdo relevante e as palavras relacionadas.

Imagine que você quer otimizar um site de uma loja de carros usados. Essa loja vende carros de todas as marcas, mas geralmente tem mais carros da marca Fiat para vender. Ao invés de otimizar para a palavra “carros” que é muito concorrida e genérica, pela aba ideias de grupos de anúncios você descobre termos relacionados como “carros usados fiat” que tem um bom volume de buscas e pode trazer muitos compradores qualificados, uma vez que a busca da pessoa combina exatamente com o que a loja comercializa.

Como é possível de se ver, essas funções auxiliares do Google Keyword Tool são bem úteis para todas as pessoas que querem mais ideias de palavras-chave para fazer a otimização on-page ou off-page de seu site. O que apresentamos nesse post também pode ser utilizado para a criação de campanhas de Links Patrocinados, mas para falar desse tema a fundo é necessário um outro artigo.

Espero que essas informações ajudem você nas pesquisas de palavras-chave. Se tiver alguma dúvida, compartilhe com todos em nosso fórum de SEO do #openSEO.