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10 fev, 2012

O poder de usar listas para link building – Parte 02

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Na primeira parte deste artigo, eu falei como faço para encontrar as minhas listas e dei dicas sobre como fazê-lo de diversas formas. Agora, você vai ver como juntar sua lista mestre, filtrá-la e priorizá-la. Vou tratar desses assuntos da formas mais detalhada possível, para que não haja dúvidas sobre o processo, sua importância e como fazê-lo.

2. Junte sua lista mestre

Mesmo sendo defensor da ideia de construir sua própria ferramenta para vários trabalhos de SEO, existem plugins bem simples que podem fazer o trabalho para você. Dito isto, se você puder construir seu próprio organizador para puxar os targets de link, vá em frente!

Veja algumas maneiras de puxar targets de links de uma página sem construir uma ferramenta.

Multi-links para o Firefox

Eu adoro este plugin! É uma ferramenta bastante útil para fazer carregamentos. Neste caso, iremos usá-la para puxar as URLs dos targets de links das nossas listas para uma planilha. 

Vamos usar um dos exemplos que eu linkei anteiormente. Digamos que você queira puxar as URLs dos sites nesta lista no The Telegraph:

Usando multi-links, você simplesmente clica com o botão direito no primeiro link, arrasta o cursor para baixo, de modo que todos os links que você queira estejam dentro das linhas vermelhas. 

Continue pressionando o botão direito, então pressione o botão esquerdo, e selecione “Copy URLs”:

Você pode, então, simplesmente colar direto na sua planilha. Muito mais rápido do que indo para cada site e copiando a URL!

Dica extra: esta ferramenta também permite que você abra links destacados em outras abas, o que pode ser bastante útil para prospecção. No entanto, seja cuidadoso. Se você não quiser fazer isso, certifique-se de que você continue segurando o botão direito do mouse! Se você soltá-lo, todas as abas irão abrir ao mesmo tempo. Abrir, ao mesmo tempo, várias abas no Firefox pode deixá-lo bastante lento – eu já fiz isso com mais de cem links e ele não aguentou.

Se você quiser fazer algo parecido mo Chrome e que funcione, dê uma olhada no Linkclump.

Plugin parecido para organizar links no Chrome

Este pequeno plugin poupa o aborrecimento de ter que aprender coisas, como Xpath, e permite que você pegue elementos de uma página que são semelhantes entre si – como links. Eu simplesmente cliquei com o botão direito em um dos links da lista e cliquei em “Scrape Similar”. Eu cheguei na seguinte lista, que me parece muito bem feita:

Agora posso exportar para o Google Docs clicando no botão no canto direito. Agora eu vou mostrar como priorizar seus targets de links usando ferramentas simples. 

3. Filtrar e priorizar

Neste ponto, deveríamos ter uma planilha de targets de links, que foram reunidos usando rápidas consultas de busca e alguns plugins ou ferramentas. Agora, precisamos filtrar, classificar e priorizar. São grandes as chances de você acabar com uma grande lista de potenciais targets de links potenciais, então você precisa de alguma maneira de saber por onde começar para te dar um bom retorno.

Eu sei que você prefere usar o Excel neste ponto e alguns irão preferir o Google Docs. Então, eu vou trabalhar com ambos e mostrar como priorizar rapidamente seus links de target usando algumas ferramentas simples.

Filtre usando Excel

Isto se tornou bem mais fácil recentemente, com a descoberta de Niels Bosma dessas ferramentas de SEO para Excel. Existem vários recursos que são para análises SEO nesta página, que você definitivamente deve dar uma olhada. Para os objetivos deste post, eu tirei o seguinte screenshot das métricas para link building que você pode obter.

Para quem nunca viu, aqui está um rápido snapshot de alguns elementos que você pode juntar com o plugin:

Richard Baxter escreveu um ótimo post sobre este plugin e todos os diferentes recursos que você pode usar, vale a pena ler no SEOgadget.

Depois que você reunir essas métricas, pode começar a filtrar e classificar por quaisquer métricas que importam para você. Eu costumo procurar por grandes números de compartilhamentos sociais e então olhar o PageRank como um indicador aproximado. Mesmo o PageRank não sendo perfeito, ainda é útil para filtrar grandes conjuntos de dados.

Filtrando usando Google Docs

Por mais que eu ame as ferramentas de SEO para Excel, eu ainda prefiro usar o Google Docs para juntar as métricas. Existem muitos tutoriais mostrando ótimas ferramentas para usar o Google Docs (e o download de todas as ferramentas é gratuito), então eu te aconselharia a dar uma olhada nisso:

Você pode adicionar mais dados ali, se você quiser. Eu gosto de ser capaz de puxar a Domain Authority direto para a minha planilha, o que você pode fazer com a versão gratuita da SEOmoz API key.

Mais uma vez, assim que você tiver todas as suas métricas, poderá filtrá-las, classificá-las e priorizá-las de acordo com suas métricas-chave. Então, é o caso de começar a contatar cada site e dar a eles um bom motivo para gostar de você!

Passo final importante

Faça algo com sua lista! Mais importante ainda: pergunte a você mesmo “qual o motivo posso dar a essas pessoas para elas gostarem de mim?”, ou “porque essas pessoas deveriam se importar com meu site?”. Se você conseguir responder essas perguntas com confiança, estará pronto para fazer sua divulgação.

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Texto original disponível em: http://www.seomoz.org/blog/the-power-of-using-lists-for-link-building