Analytics

10 ago, 2012

Links NoFollow versus DoFollow: qual a relevância para SEO?

Publicidade

Hoje vamos falar de um elemento muito importante para a relevância do site na Internet e o seu bom posicionamento nos resultados dos buscadores: os links. Porém, para o SEO não basta receber ou fazer qualquer link, é necessário entender como o Google interpreta os links com nofollow e dofollow e se vale a pena receber muitos links ou poucos.

A importância do link

A palavra link significa ligar, relacionar, e é por meio dos relacionamentos que descobrimos mais sobre as pessoas e também sobre os sites.

Se você tem o telefone do Eike Batista e do Roberto Justus, e toma café com eles regularmente, logo conclui-se que você é uma pessoa que tem relacionamento com pessoas influentes e que provavelmente, em determinado segmento, você é uma pessoa influente também.

Um processo semelhante acontece com os sites na Internet. Os buscadores, como o Google, avaliam o seu site pelos relacionamentos que ele mantém e posicionam melhor sites com bons relacionamentos.

O conteúdo do seu site, o layout, uma página rápida para carregar, o valor social e outros fatores também são determinantes para a relevância do seu site na web, mas os links sempre serão uma evidência da qualidade do relacionamento do seu site com os demais sites na Internet.

Qualidade vale mais que quantidade de links

Mais importante que a quantidade de links é a qualidade dos links que você recebe, afinal é isso que o algoritmo do Google avalia. O buscador consegue identificar pela qualidade dos links a relevância do seu site para a web e esse é um ponto que muita gente que se interessa por SEO ainda não entendeu.

Isso quer dizer que não adianta mais você ficar usando robôs para cadastrar o seu site em centenas de Fóruns por dia, pensando que assim seu site vai ficar bem posicionado. Se o seu site recebe links de um site com PageRank 5, quer dizer que o seu site não é um site comum, mas sim um site influente e relevante, melhor do que um site com 100 links de sites com PageRank 0.

Link Juice

O link que você recebe de um site com PageRank 5 transfere um valioso Link Juice para o seu site. O Link Juice é o valor da autoridade do domínio/página que é transferida para o seu site, e funciona como uma importante indicação. É como uma carta de recomendação que você recebe para apresentar em uma entrevista de emprego.

Então, quanto mais alto o PageRank do site que linka, melhor o Link Juice. Mas não é só PageRank que conta; tem o campo semântico do site e os assuntos dos conteúdos publicados no site que linka e no seu.

Por exemplo, você tem um blog que fala sobre o time Barcelona e recebe dois links, um da Revista Placar (PageRank 5) e um do Webmotors (PageRank 5), nesse caso o Link Juice da Revista Placar é melhor que o do Webmotors porque a Revista Placar (sobre Futebol) tem o mesmo campo semântico que o seu blog, apesar dos dois sites terem o mesmo PageRank.

No início da Internet, todos os links transmitiam Link Juice, mas com o avanço da Internet e das possibilidades de interação dos usuários, foi necessário criar mecanismos para diferenciar links que transmitem Link Juice daqueles que não transmitem.

O que é link nofollow?

Para se proteger contra a criação de relacionamento com qualquer tipo de site, principalmente sites de baixa qualidade, os grandes portais utilizam a tag nofollow, um código HTML que informa o robô do Google que aquele link não transmite Link Juice para o outro site.

Um exemplo de site onde qualquer pessoa pode criar links e tem um excelente PageRank além de falar sobre todos os assuntos é a Wikipédia. É por isso que todos os links têm nofollow, mesmo que sejam para sites relevantes como o Google. A vantagem de ter um link na Wikipédia é que pode gerar tráfego para o seu site.

A forma mais fácil de identificar se os links tem nofollow é instalar um plugin no seu navegador que mostre quando é nofollow. O Diego Ivo mostrou na terceira aula do Curso de SEO como fazer isso com o plugin SEO Quake para Firefox e Chrome.

Outra opção é o aplicativo SEO for Chrome, que marca de vermelho os links com nofollow.

Basta ativar a exibição de links nofollow clicando no aplicativo.

Analisando a página da Wikipédia sobre o Google.org, ao clicar com o botão direito do mouse no link Google Foundation e depois clicar em inspecionar elemento, iremos ver o código HTML:

<a rel=”nofollow” href=”http://www.google.org/foundation.html”>Google Foundation</a>

É a presença do rel=”nofollow” no link que informa o robô do Google que aquele link não transmite nenhum valor para o site apontado, no caso http://www.google.org/foundation.html

O que é link dofollow?

Qualquer link que não tem a tag rel=”nofollow” é um link dofollow, ou seja, é um link que transmite Link Juice para o seu site. Por isso, ao pensar em estratégias de Link Building é fundamental que os links para o seu site sejam dofollow. A relevância do seu site na Internet aumenta com os links dofollow que você recebe.

Preste atenção também nos links que você coloca no seu site apontando para outros sites. Ao criar um link, você está criando um relacionamento com um outro site, então se você cria links para sites com malware, sites pouco relevantes e com conteúdo de pouca qualidade, isso faz com que a relevância do seu próprio site diminua.

É interessante ter plugins para que os links de comentários no blog ou Fórum tenham nofollow automaticamente, pois você evita a criação de links para sites ruins do mesmo modo que a Wikipédia faz.

Tenha links nos seus textos para páginas relevantes para as pessoas que estão lendo aquele conteúdo, um site que fornece bom conteúdo e também bons links para os usuários é também um bom site para o Google.

Até a próxima!