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28 set, 2011

Como desbancar a atualização do Google Panda: 5 pecados mortais de conteúdo

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O SEOmoz foi
afetado pelas atualizações do Panda do Google? Depende da maneira como você
interpreta as coisas. Desde a primeira atualização em fevereiro de 2011, o
tráfego orgânico de busca para o SEOmoz aumentou em 49%.

Para ser justo, as datas em que o Panda entrou
não correspondem a períodos em que vimos ganhos em tráfego. Nesse período, nós implementamos
conteúdo original
, posts de blogs
populares
, introduzimos novas ferramentas e
fizemos grandes melhoras em SEO. De certa maneira, podemos dizer que somos bons
em não sermos penalizados pelo Panda.

Olhando para os sites que perderam
a maior parte de seu tráfego quando o Panda entrou
,
estou impressionado com o quão pobremente formatados a maior parte desses sites ainda
está, meses depois. Alguns deles fizeram melhorias, mas parece
que muitos webmasters decidiram que simplesmente não valia a pena o esforço,
desistiram, ou simplesmente não sabiam o que fazer.

Panda – a versão em dois minutos

O Panda começa com avaliadores
humanos de qualidade que olham centenas de sites. Computadores, usando
aprendizados de máquinas, então são trazidos para imitar os avaliadores
humanos. Quando o algoritmo se torna preciso o suficiente em predizer o que os
humanos tinham avaliado, então ele é lançado em milhões de sites através da
internet.

A questão é: o Panda começa a
partir de um ponto de vista humano, não de uma máquina. Podemos olhar para
esses sites com olhos humanos e ver o óbvio.

Lembre-se, o Panda é uma penalidade
que atinge todo o site, não uma página do site. Portanto, se uma certa
porcentagem das suas páginas estiver abaixo do algoritmo de qualidade do
Panda, todo o seu site sofrerá. Conserte o número suficiente dessas páginas e
você pode se recuperar.

Nota: eu usei screenshots reais
tiradas de sites bem conhecidos de serem abatidos pelo Panda. Não quero gritar com ninguém, nem estou encrencando com nenhum site em particular. Pelo
contrário, todos temos muito que aprender a partir desses exemplos. Além disso,
muitos desses tópicos foram cobertos no excelente post do Dr. Pete, Fat Pandas and Thin
Content
. Vale a pena dar uma olhada.

1. Área ocupada por template pesado

Você já olhou para um site e se
perguntou, “Where’s the Beef?” (“Onde está o bife?”). Considere a página abaixo.
Quanto conteúdo original existe acima da dobra?

Este footprint template cria um
raio pequeno de conteúdo original. Ninguém sabe o limite exato para o que
qualifica para conteúdo duplicado do ponto de vista de uma máquina, mas isso
claramente viola todos os padrões humanos.

Aqui no SEOmoz, nossa plataforma
PRO usa um limite de 95% para julgar o conteúdo duplicado. Isso significa que
se 95% de todo o código na sua página corresponderem com outra página, ele é
marcado como duplicado. Para checar seus próprios raios, tente esta elegante ferramenta de conteúdo duplicado.

2. Conteúdo vazio

Você vê páginas que simplesmente
existem para linkar outras páginas? Eu encontrei esta página com alta
autoridade na faq.org
em menos de 10 segundos, o que indica que existem muito mais.

 Sim, essa é a página inteira, aí
mesmo. E que tal esta página do Suite101? Eliminar
esse tipo de páginas de conteúdo vazio, ou simplesmente adicionar bom
material, ajudará bastante a eliminar as penalidades do Panda.

3. Artigos redundantes e sobrepostos

Cada página do seu site deve
endereçar para um tópico específico, em vez de endereçar para uma variação levemente
diferente de uma palavra-chave. Quantas variações de “Acai Berry
Cleanse” um website precisa?

O exemplo acima é de uma
“fazenda de conteúdo” muito conhecida. Essa é uma das muitas razões
pelas quais acredito que o Panda vai com tanta força nos sites de artigos – páginas
e páginas de artigos que se sobrepõem que visavam a palavras-chaves em vez de de
humanos. Combinar esses artigos com alguns recursos altamente úteis poderiam
diminuir a confusão.

4. Grande raio de anúncios

Eu entendo a tentação. Não conseguimos escapar
dela. O Google até nos pede para encher
nossos sites de anúncios
. Mas o time do Adwords está
separado do time de spam liderado por Matt Cutts. Não espere que ambos te deem
o mesmo conselho. 

Otimizar para o Adsense não
significa otimizar para busca. Fico feliz que o Google mantém seus
departamentos separados, mas mensagens mais consistentes da empresa como
um todo poderiam reduzir a frustração dos webmasters.

5. Links afiliados e conteúdo automaticamente gerado

Se uma máquina construiu suas
páginas com o mínimo de intervenção humana, o Google desvalorizará você. Vemos
isso sempre em sites com múltiplos afiliados na internet.

Ressalva: Eu prevejo que um dia
as máquinas serão capazes de produzir páginas web indistinguíveis dos conteúdos
gerados por humanos. Até lá, evite fazer isso.

Desbancando o Panda
– Diminua os pecados

É minha crença pessoal que os 5
pecados acima, sozinhos ou combinados, são responsáveis pela grande maioria de penalidades
do Panda. Ainda assim, os webmasters parecem perplexos quando precisam
resolver esses problemas.

O Dr. Pete Me mostrou um post do
Webmasterworld de Duane Forrester
. Apesar de ele
estar falando sobre o Bing, ele explica a situação do Panda também.

Se
um usuário pesquisa no Bing, nós retornamos o melhor SERP que podemos para a pesquisa. O usuário clica no primeiro resultado (como esperando, normalmente).
Eles caem no SEU website e…

1
– estão tão engajados que esquecem o resto da internet por alguns
minutos curtem sua glória, conseguindo a informação que eles queriam, e
mais.

2
– estão tão consternados que imediatamente clicam no botão voltar,
imediatamente saindo do seu radar, nos alertando para o fato de que eles ficaram
infelizes com o resultado que mostramos a eles – por qual outro motivo eles
iriam voltar tão de repentinamente, sem consumir seu conteúdo? Infelizes.

 Duane Forrester

Este é o futuro da web: quando o
equivalente a olhos humanos olha cada página de seu site. Você gostaria que
seu pai visitasse seu website? Você gostaria que sua mãe fizesse compras lá?

Rand acertou quando ele nos disse
para melhorar nossas métricas de engajamento. Faça aprimoramentos legítimos no site que melhorem de
fato a experiência do seu visitante. Você descobrirá que, ao reduzir a
taxa de rejeição, aumentará as visualizações de páginas, e tempo no site tem o
efeito colateral de deixar seus visitantes, e você, mais felizes.

 ?

Este artigo é uma republicação feita com
permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em
http://www.seomoz.org/blog/beat-google-panda