Um dos frequentes problemas que profissionais de SEO encontram ao otimizar um site, é a existência de conteúdo duplicado. Conteúdo duplicado são páginas com URLs diferentes e o conteúdo da página igual ou quase idêntico. O Google e os outros buscadores gostam de conteúdo original, não repetido em nenhum lugar da Web; logo o conteúdo duplicado dificulta o bom posicionamento dos sites no buscadores. Então, como evitar conteúdo duplicado?
Como evitar conteúdo duplicado
É necessário verificar o motivo do conteúdo para saber qual técnica de SEO é melhor utilizar. Se você criou uma página com uma URL e depois criou uma nova página com uma URL nova para substituir a antiga página, é melhor utilizar o redirect 301, pois assim você transfere toda a relevância da página antiga para a nova.
Uma situação diferente é se você quer manter duas páginas com conteúdo semelhante ou idêntico no seu site, mas deseja que uma delas apareça nos resultados de busca do Google. Nesse caso, a melhor solução é Canonical Tag.
Para explicar de forma simples o que o rel=”canonical” faz pelo seu site, podemos dizer que ele serve como placas de indicação que sugerem aos robôs do Google e de outros buscadores da web o caminho correto de leitura e também onde a relevância de cada página deve ser aplicada.
Assim evitamos que páginas duplicadas de um site disputem entre si a relevância e no final das contas nenhuma fique otimizada. É como se informássemos aos rastreadores “está é a página que deve ser considerada”. Ao usar o canonical tag, você está recomendando o robô do Google a privilegiar uma determinada página, contudo isso não quer dizer que o Google imediatamente seguirá essa recomendação, pode ser que leve alguns dias ou meses – dependendo da quantidade de páginas do site (dezenas, centenas, milhares, milhões).
Outras páginas também são fontes inacabáveis de conteúdo duplicado, como é o caso de uma URL gerada através do campo de busca de uma página que depois se transforma em um link na nuvem de palavras do site ou filtros e tags.
Por exemplo, para acessar a página de mesas de madeira no site de vendas de móveis, o cliente pode acessar diretamente a página pela URL:
www.vendaonline.com.br/mesas-madeiraMas acontece que o seu visitante pode fazer a busca interna por mesas e acabar sendo direcionada para a URL:
www.vendaonline.com.br/produtos?busca=mesas+madeiraConsiderando que ambas as URL levam para uma página com o o mesmo conteúdo, temos um caso claro de conteúdo duplicado que necessita do Canonical Tag para não prejudicar o trabalho de otimização de sites.
Nesse exempl,o é necessário inserir o código do canonical tag na página www.vendaonline.com.br/produtos?busca=mesas+madeira apontando como URL padrão (canônica) a www.vendaonline.com.br/mesas-madeira
Como usar o Canonical Tag?
O lugar correto para inserir o comando Canonical Tag é no header do site. Isto mostrará aos mecanismos de pesquisa dos buscadores web qual página deve ter maior relevância, fato que também evitará a interpretação do conteúdo duplicado pelos mecanismos.
Continuando o exemplo anterior, na página www.vendaonline.com.br/produtos?busca=mesas+madeira o começo do código deve ser:
<head>
<title>Mesa de Madeira em promoção e com frete grátis</title>
<meta name=”description” content=”A melhor Mesa de Madeira você compra aqui. Mesas com acabamento, diferentes tipos de madeira, com vidro ou lisa” />
<link rel=”canonical” href=”www.vendaonline.com.br/mesas-madeira”/>
</head>
A parte em itálico é a URL padrão que você quer concentrar a relevância. Mesmo que duas, dez ou mais páginas com o mesmo conteúdo, você deve colocar a Canonical Tag em todas.
Canonical Tag no Joomla
O Joomla é um sistema de gestão de conteúdo escrito em PHP. Mesmo com toda a flexibilidade na produção de sites com design completamente customizados, o Joomla! não oferece tanta facilidade na hora de inserir a Canonical Tag.
Por isso, alguns plugins são indicados para dar uma facilitada na tarefa. O mais indicado se chama OZtechnonical.
Canonical Tag no WordPress
Quem já conhece e sabe das vantagens e facilidade do WordPress, já deve estar familiarizados com o plugins que vou indicar aqui. O SEO Yoasté é uma verdadeira ajuda extra na hora de otimizar seu site.
O aplicativo oferece diversos mecanismos de otimização, desde a inserção de title e metadescription em grande quantidade, até a criação de sitemaps XML e Canonical Tags.
Agora que você já conhece um pouco mais a fundo as funções do Canonical Tag e sabe como ele pode te ajudar a acabar de vez com o grande problema que é o conteúdo duplicado, você já pode começar uma nova etapa de otimização de seu site. Com certeza essa nova fase de SEO vai dar ainda mais bons resultados para sua página na web.