Analytics

13 mai, 2013

Buscas internas: você sabe o que as pessoas procuram no seu site?

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Muitos sites possuem uma característica em comum, que é muito importante aos usuários: a busca interna. Esta ferramenta é muito útil para descobrir as intenções de navegação dos visitantes do site, porque as buscas feitas pelos usuários demonstram palavras e áreas de interesse e podem conter informações estratégicas, principalmente para sites de lojas online.

As palavras-chave que os usuários buscam no seu site podem ser analisadas pelo Google Analytics, porém, a configuração da pesquisa interna no GA deve ser ativada. Esta ferramenta é incrivelmente importante para compreender o que os usuários querem encontrar no seu site, e sabendo disso, você pode realizar a otimização do seu site mais direcionada ao seu público-alvo, gerando mais conteúdo sobre um certo assunto, estruturando melhor o seu site, etc.

O código fonte do formulário de pesquisa pode ser:

<input class="search-input" id="s" type="text" name="s" value="Pesquisar no site" onfocus="if(this.value == 'Pesquisar no site') {this.value = '';}" onblur="if(this.value == '') {this.value = 'Pesquisar no site';}" /> 
<input class="search-send" type="submit" name="search" value="" />

Como configurar o Google Analytics

Para conseguir ter acesso a estas informações, você deve configurar o Analytics. Na seção de Administrador, clique no “Configurações do perfil”, local onde você habilitará o acompanhamento da pesquisa interna.

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Em parâmetro de consulta, você pode colocar até 5 parâmetros, podendo ser “s” que significa search, “q” que significa query, “busca”, “search”, etc. No exemplo, como no código fonte utilizamos “name=”s” id=”s””, colocamos como parâmetro “s”, assim, o Google Analytics consegue captar as informações sobre as buscas realizadas dentro do seu site.

Após configurar a busca interna, finalize clicando em “Aplicar”.

Analisando os termos de pesquisa

Você encontrará o relatório de termos de pesquisa (palavras-chave) realizados nas buscas internas na coluna de “Conteúdo”.

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Com este relatório você visualizará um gráfico e uma tabela:

O gráfico mostra a quantidade de buscas realizada no seu site.

Alguns especialistas em otimização de landing page dizem que um número alto de pesquisas internas significam que seu site é ruim neste aspecto, pois os usuários utilizam tal recurso porque não encontram um caminho fácil para chegar no conteúdo que estão pesquisando.

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A tabela de termos de pesquisa mostra quais são as palavras-chave mais buscadas. Na tabela abaixo, temos um exemplo que o termo de pesquisa “abc” foi mais buscado.

Através do “Tempo depois da pesquisa” observamos que as buscas e os conteúdos foram relevantes aos usuários pois eles ficaram um bom tempo navegando no site, talvez lendo o conteúdo que acharam na busca, ou interagindo com vídeos, músicas, etc.

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O que fazer depois de analisar

Depois de analisar os relatórios, você consegue desenvolver uma estratégia muito mais eficaz e completa para o SEO do seu site. Você compreenderá quais ações deve ser realizado, como pro exemplo quais palavras-chave otimizar, quais landing pages melhorar a estrutura, que tipo de conteúdo você pode gerar, etc.