Servidores registrados: executando operações em todo ambiente

Servidores registrados: executando operações em todo ambiente

Neste artigo, eu descrevo um procedimento que usa os servidores registrados para executar operações em múltiplos servidores simultaneamente.

+

Índices e o excesso de coisa boa – Parte 3: objetos grandes demais

O tamanho do índice é uma questão relevante e identificar/tratar estas situações, além de ajudar a manter a saúde e a performance do seu banco de dados.

+

Índices e o excesso de coisa boa – Parte 02: objetos sem uso

Índices devem ser escolhidos conforme a expectativa de utilização da tabela ou, melhor ainda, conforme as estatísticas reais das operações da tabela.

+

Índices e o excesso de coisa boa – Parte 01: identificando casos críticos

O índice é essencial para o bom funcionamento do seu banco de dados, pois pode melhorar sensivelmente a performance das principais consultas.

SQL Server físico vs lógico – Parte 03

Neste artigo, apresentarei itens básicos da manutenção da estrutura física do banco e técnicas simples para avaliar propriedades dos índices.

+ +

Sobre SQL Hints, humildade e canja de galinha

Dicas SQL (ou “SQL hints” em inglês) são instruções avançadas que permitem forçar o SGBD a agir de forma predeterminada.

SQL Server físico vs lógico – Parte 02

Hoje, usarei os conceitos do artigo passado para mostrar como funcionam os índices, o que causa sua fragmentação e como minimizar este problema.

SQL Server físico versus lógico – Parte 01

Nesta primeira parte do artigo, eu apresento alguns detalhes das estruturas física e lógica de bancos de dados do SQL Server.

SQL Server: chaves primárias versus índices clusterizados

Neste artigo, comento alguns aspectos de chaves primárias e índices clusterizados no SQL Server e apresento alguns prós e contras sobre sua existência.

Colunas calculadas indexadas

Tem gente que adora o operador LIKE. Ele oferece uma flexibilidade impressionante para pesquisar cadeias de caracteres. Mas ele tem um problema sério.

Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas:
Hospedado por: