Índices e o excesso de coisa boa – Parte 02: objetos sem uso

+

Índices e o excesso de coisa boa – Parte 02: objetos sem uso

Índices devem ser escolhidos conforme a expectativa de utilização da tabela ou, melhor ainda, conforme as estatísticas reais das operações da tabela.

+

Índices e o excesso de coisa boa – Parte 01: identificando casos críticos

O índice é essencial para o bom funcionamento do seu banco de dados, pois pode melhorar sensivelmente a performance das principais consultas.

SQL Server físico vs lógico – Parte 03

Neste artigo, apresentarei itens básicos da manutenção da estrutura física do banco e técnicas simples para avaliar propriedades dos índices.

+ +

Sobre SQL Hints, humildade e canja de galinha

Dicas SQL (ou “SQL hints” em inglês) são instruções avançadas que permitem forçar o SGBD a agir de forma predeterminada.

SQL Server físico vs lógico – Parte 02

Hoje, usarei os conceitos do artigo passado para mostrar como funcionam os índices, o que causa sua fragmentação e como minimizar este problema.

SQL Server físico versus lógico – Parte 01

Nesta primeira parte do artigo, eu apresento alguns detalhes das estruturas física e lógica de bancos de dados do SQL Server.

SQL Server: chaves primárias versus índices clusterizados

Neste artigo, comento alguns aspectos de chaves primárias e índices clusterizados no SQL Server e apresento alguns prós e contras sobre sua existência.

Colunas calculadas indexadas

Tem gente que adora o operador LIKE. Ele oferece uma flexibilidade impressionante para pesquisar cadeias de caracteres. Mas ele tem um problema sério.

Mainframes nunca saem de moda

Mainframe é coisa de gente grande. Conheça algumas razões pelas quais eles devem continuar na moda por muitas décadas.

Seu sistema vai lidar com transações?

Se você pensa “mas eu estou estudando para ser programador; por que haveria de me importar com transações”, saiba que a realidade não é bem assim…

Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas:
Hospedado por: