Mesmo diante de todos os questionamentos sobre sua eficiência para marcas, o Facebook é percebido como plataforma indispensável para a estratégia de comunicação por 94% das empresas que mantêm uma fan page ativa. É o que mostra a edição de 2015 da pesquisa Redes Sociais nas Empresas Brasileiras 2015, cujo relatório está disponível para download gratuito.
No estudo, profissionais de 895 empresas foram convidados a classificar como “importante” ou “muito importante” cada plataforma ou rede social. Eis os resultados:
A preferência pela rede criada por Mark Zuckerberg — que é também a mais usada no Brasil — se dá em todos os perfis de empresa. Entretanto, o segundo colocado nesse ranking varia de perfil para perfil. O LinkedIn tem relevância especial nas empresas B2B; Instagram, nas B2C; e Twitter, nos órgãos públicos.
Alguns dados complementares também chamam a atenção:
- O Twitter ainda é usado por 80% das marcas. Dessas, porém, apenas 68% consideram o microblog relevante para a estratégia de comunicação.
- Blog corporativo, menos badalado atualmente, é percebido como importante por 83% das empresas que o utilizam, ocupando o segundo lugar dentre as plataformas pesquisadas.
- O Google+ era usado por 23% das empresas em 2013. Saltou para 61%, mas apenas metade (52%) dos seus usuários lhe atribuem importância.
Podcast
Os dados da pesquisa serviram de base também para a 19ª edição do Podcast Content Marketing Brasil, que você pode ouvir abaixo.