Marketing Digital

1 dez, 2014

Content marketing: alguns exemplos com mais de um século de idade

Publicidade

O criador do conceito de content marketing certamente já não está entre nós. Ele teria hoje bem mais do que cem anos de idade. Na verdade, content marketing provavelmente não tem um criador. Como já dissemos aqui outro dia, é uma técnica extremamente intuitiva.

O vídeo abaixo, de autoria da Getty Images, cita alguns exemplos que enriquecem o relicário de práticas muito antigas. São eles:

  • 1895: a fabricante de equipamentos agrícolas Deere & Company, fundada por John Deere, criou a revista “The Furrow Magazine“, ainda hoje em circulação.
  • 1932: a Procter & Gamble lançou um programa de radionovelas com o nome de soap opera (algo como ópera do sabonete em português). O sucesso foi enorme. Para se ter uma ideia, até hoje as novelas são chamadas de soap opera.
  • 1987: a marca de brinquedos Lego lançou a revista Brick Kicks.
  • 2004: a Microsoft lançou o canal de vídeo online Channel 9 para se comunicar diretamente com programadores.
  • 2012: a Coca-Cola transformou seu site em uma revista digital. Contratou uma equipe de 40 redatores para publicar conteúdo baseado em curadoria.

O vídeo cita outras duas marcas que fazem conteúdo de marca de extrema qualidade, e que já foram abordados pela Ana Carolina Barbosa na Tracto: Red Bull TV e Open Forum da American Express.

Eis o vídeo (em inglês):

Se você gosta de antiguidades, vale a pena ler também o artigo do Jay Baer, em que ele conta como uma fabricante inglesa de cigarros praticava o conceito de Youtility em 1910, considerado um dos mais modernos hoje em content marketing.