Carreira Dev

22 set, 2014

Por que Big Data está maior do que nunca – Parte 02

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A resposta para a pergunta “qual é a próxima grande tendência em Big Data?” é bem fácil: Bigger Data (ou: ainda mais dados!). Especialistas afirmam que estamos apenas na superfície de o que o mercado de Big Data pode ser. O crescimento aqui é exponencial, já que a quantidade de dados de dados no mundo mais que dobra a cada três anos. Isso significa que por volta de 2015 o mundo vai ter mais de 8 zetabytes de dados, o que é um 8 seguindo de 21 zeros de bytes! Por isso, é primordial que as empresas hajam rapidamente para embarcar nessa onda e comecem a desenvolver estratégias claras sobre como reunir, alavancar, analisar e obter insights a partir de Big Data (confira a primeira parte aqui).

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Ok, está entendido que Big Data é algo realmente enorme e que vai crescer ainda mais. Isso é bastante óbvio e já mostramos algumas evidências desse crescimento em volume e tamanho na primeira parte deste artigo. Agora, vamos ver o que as organizações deveriam estar fazendo sobre o seu Big Data. Qual é o melhor movimento para avançar estrategicamente sem se afogar no mar de dados? Aqui estão algumas ideias.

Formule o problema do seu negócio: defina exatamente qual é a proposta do seu negócio ou qual hipótese você quer provar ou desaprovar. Observe os KPIs em toda a empresa e peça os seus stakeholders para analisarem onde devem ser feitos cortes e onde precisa haver melhoria na receita. Por exemplo, você pode começar com algo tão simples como melhorar o engajamento no Facebook? Nesse caso, você vai precisar ver que tipos de posts ganham mais likes. Que tal posts com imagens?

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Identifique os seus dados: descubra que tipos de dados são necessários para responder à proposta/hipótese do seu negócio. Uma das coisas básicas que você vai precisar explorar é a variedade e tipos de dados disponíveis para responder a isso. Também precisará saber se há informações suficientes e história e granularidade nos dados para dar suporte à sua análise. Por exemplo, se você quer saber qual o melhor dia da semana e o melhor horário para enviar sua campanha de e-mail marketing, você vai ter que olhar para as taxas de aberturas de e-mail.

Inicie a sua análise: isso pode ser tão simples quanto usar o Google Analytics para ter insights da origem do seu tráfego web, que páginas são mais procuradas, quais os dispositivos utilizados, e como estão os padrões gerais de tráfego que você precisa. Se você usa uma ferramenta de e-mail marketing como MailChimp, comece por rever as estatísticas das taxas de abertura de e-mails. Que tal utilizar uma das tantas ferramentas de análise preditiva disponíveis no mercado? Qualquer que seja a sua abordagem para a análise, o melhor conselho é começar pequeno, reunir alguns resultados, e então escalar. Não é preciso querer “secar o mar” para encontrar o que você quer.

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Haja de acordo com as suas descobertas: qual é o direcionamento que sua análise está mostrando? Se seus dados mostram que a taxa de abertura de e-mails é maior em uma quarta-feira, então comece algumas campanhas de e-mail marketing nesse dia para ver se os resultados estarão de acordo com isso. Se você descobre que um bom número de visitantes usa dispositivos móveis para acessar o seu site, então tome medidas que garantam que você é mobile friendly. Seu site é responsivo e atende a uma variedade de dispositivos? Suas ações iniciais podem não levar aos resultados esperados, mas isso é ok. Apenas continue tentando e não desista! Além disso, garanta que haja comprometimento de outros stakeholders para que o resultado final seja aplicado da forma apropriada.

Big Data realmente está maior do que nunca, e as empresas precisam ser urgentemente ativas em ter estratégias para alavancar seus ativos de dados (incluindo os que elas não sabem que têm!). Por mais que seja difícil de acreditar, o tamanho atual dos dados é minúsculo comparado com o que está por vir nos próximos anos.

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A Apple aumentou a linha de corte na área de tecnologia vestível (wearables) com o lançamento recente do novo Apple Watch, que além de tudo ainda funciona como um dispositivo para controle de saúde e fitness. Tecnologias vestíveis que unem esses tipos de métricas são apenas algumas das inovações que vão levar o Big Data para uma era épica. Aqui, como nunca, os negócios também têm oportunidades incríveis de obter informações adicionais de quem somos, o que fazemos em nosso tempo livre, nossos livros favoritos e muitas, muitas outras preferências individuais. Então, se você está ficando cansado de ouvir falar sobre Big Data, está na hora de mudar de opinião, dar um “reset” e “reiniciar o seu sistema”, porque, afinal, estamos apenas arranhando a superfície!

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/2014/09/11/big-data-bigger-ever-part-2/