Carreira Dev

22 jul, 2014

Big Data para pequenas empresas – Parte 02

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O Big Data é um grande negócio não só para grandes empresas, mas também para as pequenas. E a não ser que você pense que se trata só uma modinha tecnológica, ou que não tem dados suficientes para explorar, simplesmente pense na enormidade do Big Data. Você sabia que todos os dias 2,5 quintilhões de bytes de dados (18 zeros depois do 1) são criados? Ou que 90% dos dados do mundo foram criados apenas nos últimos dois anos? É uma escala maciça que só vai continuar aumentando exponencialmente, especialmente à medida que nos aproximamos cada vez mais da era da Internet das Coisas.

O Big Data não é uma simples opção para as pequenas empresas. Na verdade, há uma infinidade de recursos e ferramentas disponíveis para que os atores menores entrem nesse emocionante mercado. Nesse segmento, descreveremos algumas estratégias para orientar os líderes de pequenas empresas que estão pensando em como começar a coletar e analisar dados para recolher as descobertas e os insights mais profundos e ricos.

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Lançar uma iniciativa de Big Data sem um plano de estratégia adequado pode criar uma grande dor de cabeça. Antes de começar seu projeto, dê um passo para trás e considere as seguintes diretrizes para ajudá-lo a ver a floresta como um todo através das árvores:

  • Formule sua pergunta: Defina exatamente que pergunta você quer fazer. Qual é sua proposta de negócio ou a hipótese que você quer provar ou refutar? Examine todos os KPIs da sua organização e peça às partes interessadas para pesar e ponderar onde cortar custos e melhorar a receita. Você pode começar, por exemplo, com algo simples, como aumentar o número de interessados via Facebook? Nesse caso, você deve examinar que tipo de mensagens recebem mais “curtir”. Que tal posts contendo imagens?
  • Identifique seus dados: Em seguida, você precisa descobrir que tipos de dados são necessários para responder à sua pergunta. Algumas coisas básicas que você vai ter que explorar são a variedade e os tipos de dados disponíveis para responder às perguntas do seu negócio. Você também precisará saber se há dados suficientes, além de bastante história e granularidade nos dados para oferecer suporte para a sua análise. Por exemplo, se você quer saber o melhor dia e hora da semana para o lançar sua campanha de e-mail marketing, então deve ver quais são as taxas de abertura de e-mail.
  • Dê o pontapé inicial para sua análise: A análise é tanto uma arte como uma ciência. A abordagem que você escolhe pode ser simples, como usar o Google Analytics ou repensar suas estatísticas de abertura de e-mails. Ou pode envolver o uso de qualquer uma das crescentes ferramentas de análise preditiva do mercado hoje. Seja qual for a abordagem que você escolher, o melhor conselho é começar pequeno, obter alguns resultados e depois aumentar a escala. Não há necessidade de fazer evaporar a água do oceano inteiro para encontrar lá no fundo o que você procura.
  • Aja com base em suas descobertas: A que tipo de ação sua análise está conduzindo? Se seus dados mostram mais taxas de abertura de e-mail na quarta-feira, tente iniciar suas próximas campanhas de e-mail marketing numa quarta para ver se seus resultados correspondem às constatações iniciais. Você pode descobrir que as ações feitas com base nos dados podem não funcionar tão bem na primeira vez. Apenas continue tentando e não desista. E também não deixe de conseguir logo de início o comprometimento das outras partes interessadas para garantir que os resultados finais sejam devidamente aplicados dentro da organização.

De acordo com Gartner,“O Big Data cria uma nova camada na economia que trata da informação: transformar informações ou dados em rendimento”. O Big Data chegou para ficar, e a melhor resposta que uma pequena empresa pode oferecer é começar a formular um plano de estratégia de Big Data hoje. Essa é a maneira infalível no século XXI para manter-se à frente da concorrência, colher insights cruciais sobre o cliente e obter rendimentos.

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/2014/03/17/big-data-for-small-business-part-2/