Analytics

16 jun, 2014

Ferramentas de Web Analytics e otimização que você deveria ter – Parte 03

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Há um importante valor em ser possível determinar como os visitantes usam o seu site. Quais são as palavras-chave que eles procuram para chegar até você? Que fontes de tráfego eles tentam encontrar no seu site – eles vêm de mecanismos de buscas, tráfego referido de sites ou diretamente da barra de endereços? Também é muito útil saber o tempo de download de cada página ou quais páginas estão dando um erro 404 (“Não encontrado”), pois esses indicadores podem revelar potenciais pontos de dificuldade no seu site.

Enquanto o Google Analytics foi pioneiro e lançou a tendência de ter analytics acessível e facilmente disponível para todos, outros inovadores também entraram no mercado para fazer com que as métricas web sejam visualmente intuitivas.

crazyegg

O Crazy Egg tem feito um bom serviço em visualização de web analytics ao mostrar o comportamento do consumidor no site por meio de um conjunto de visualizações, conhecidas como mapas de calor (heatmaps). A vantagem desses mapas de calor sobre gráficos e tabelas tradicionais deveria ser óbvia, apenas com uma olhada no layout deles. Baseados em pesquisas sobre tecnologias de rastreamento do movimento ocular (eye-tracking), os heatmaps promovem uma representação visual indicando onde os usuários clicaram no site e o que fizeram ali. Ao usar códigos de cores para destacar as ações, o relatório dos mapas de calor mostra onde a maior parte do tráfego do site está, permitindo que você faça mudanças rápidas para melhorar taxas de conversão.

heatmap

Compreender como um heatmap funciona é bastante simples. Quanto mais brilhante for a área do site, maior o número de cliques que ela recebe. Quanto mais escura, menos popular ela é. Uma vez que a visualização do mapa de calor for reunida, os administradores do site podem começar a trabalhar com designers para rever tendências e padrões. Talvez à primeira vista esses mapas de calor pareçam apenas um amontoado de manchas. Idealmente, eles devem indicar áreas de concentração ao redor dos botões de call to action. Por outro lado, quando um heatmap mostra padrões espalhados de cliques de usuários, isso indica que eles ficam confusos sobre o que fazer no site.

darkpic

O Crazy Egg oferece ferramentas adicionais de analytics, além do mapa de calor. Essa é outra característica que leva web analytics para além de ser apenas visualizações de um monte de pontinhos na tela.

css

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://blog.monitis.com/2014/04/03/web-analytics-optimization-tools-you-shouldnt-be-without-part-3/