Olá, sou Augusto Camargo. Estou aqui para dividir minha experiência no curso de verão da Singularity University, que fica dentro de um dos campi da NASA, na Califórnia (EUA). Cheguei aqui depois de vencer o concurso Call to Innovation, da FIAP, e conquistar a bolsa para o Graduate Studies Program 2011. Neste vídeo você pode conhecer o projeto que me permitiu estar aqui.
Estou realizando um sonho de infância, que é conhecer a NASA, e ao mesmo tempo tendo a chance de conhecer pessoas brilhantes. Certamente vou aprender muito com nomes como Vint Cerf, um dos inventores da internet; Dan Barry, ex-astronauta que participou de três viagens espaciais; Ray Kurzweil, futurista e autor do best-seller “The singularity is near”; e Peter Diamandis, um dos principais empreendedores da área de vôos espaciais.
Durante esse período, vou compartilhar sempre o que está acontecendo por aqui.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Singularity University, recomendo que visite o site da universidade e assistam aos vídeos. Um deles mostra Larry Page falando que se fosse um estudante, era aqui gostaria de estudar. A FIAP, que é parceira da SU, legendou vários dos vídeos. É só procurar no site http://www.fiap.com.br/singularity.
Neste primeiro artigo, quero falar sobre a Universidade e te apresentar a Ray Kurzweil.
Quem é Ray Kurzweil? Essa pergunta é fundamental para entender a Singularity University e as tecnologias exponenciais. Kurzweil é americano, escritor, inventor, futurista e cofundador da SU, junto com Peter Diamandis (falarei muito sobre ele também, nos próximos artigos). Alguns de seus livros mais famosos são “The Age of Inteligent Machines”, “The Age of Spiritual Machines” e “The Singularity is Near”.
Kurzweil é uma pessoa calma e que fala compassadamente. Ele começou uma palestra abordando o tema das “Seis Épocas”, que termina com a Singularidade (veja o gráfico abaixo), um ponto no futuro em que a tecnologia avança tão rapidamente que os seres humanos não conseguirão mais acompanhá-la. Nesse ponto, a realidade como conhecemos sofrerá uma ruptura e Kurzweil afirma que os seres humanos serão potencializados com Inteligência Artificial Forte e que próteses biônicas farão parte nossa sociedade.
Aconselho muito que você veja este vídeo, A Singularidade de Ray Kurzweil.
Até o próximo artigo! Vou contar como foi uma palestra com Brad Templeton, chairman da Eletronic Frontier Foundation (EEF) e um dos pioneiros da internet como ferramenta de socialização.