Avaliação de Airton Lopes / A configuração deste ultrabook de 14 polegadas da Lenovo não foge do padrão intermediário da categoria. O que o destaca são o corpo com apenas 1,6 quilo e o design bacana. A qualidade do teclado e do touchpad também está acima da média. Nos testes, a decepção ficou por conta da autonomia reduzida. Com o programa Battery Eater simulando de forma intensa atividades comuns, a bateria suportou só 58 minutos. Outro problema é a falta de Bluetooth.
Avaliação de César Pereira / Com configuração mediana, o ultrabook da Lenovo não empolga, mas também não deixa o usuário na mão. Entre os notebooks médios, de 13,6 a 14,9 polegadas, ele não tem o melhor hardware. Mas, por ser bastante leve e compacto, é uma boa opção para quem precisa de um computador de custo intermediário para trabalhar.
Entre suas especificações estão processador Intel Core i5 Ivy Bridge de 1,7 GHz, 4 GB de RAM DDR3 e armazenamento híbrido em HD e SSD de 468 GB e 32 GB, que garantem mais velocidade ao sistema.
A parte gráfica fica por conta da placa de vídeo onboard Intel HD Graphics 4000, então o desempenho nessa área não tem nada de excepcional. Pelo contrário: o resultado no 3DMark11 foi o mais baixo entre os outros notebooks da categoria aos quais foi comparado. No PCMark7, que mede a performance geral, ele teve performance mediana.
Benchmark PCMark 7 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho
HP Pavilion 14-B090BR
Dell XPS 14
Lenovo Ideapad S400U
Lenovo G480 Metal
Benchmark 3DMark11 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho
Dell XPS 14
HP Pavilion 14-B090BR
Lenovo G480 Metal
Lenovo Ideapad S400U
Mas, na prática, os resultados de benchmark não importam muito, uma vez que eles medem a performance do computador em uma simulação muito exigente. Para o uso no dia a dia, o Ideapad S400U não apresentou nenhum problema que comprometesse seu uso.
O modelo S400U da linha Ideapad não apresenta nenhuma novidade à categoria, correndo o risco de ser só mais um entre a infinidade de notebooks compactos e leves disponíveis. O preço é de R$ 1.999,00, que é um pouco abaixo da média e pode atrair quem busca um ultrabook para desempenhar tarefas simples, já que um bom desempenho gráfico não é algo que se espera de uma máquina com placa de vídeo onboard. Mas o sistema operacional flui sem problemas e é uma boa opção para trabalhar, desde que não dependa da bateria.
Fonte: http://info.abril.com.br/reviews/notebooks/lenovo-ideapad-s400u.shtml