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Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

é pioneiro no mercado de mobile marketing e sócio da Pontomobi Interactive, a principal agência do mercado. Formado em Administração de Empresas pela FGV, e em Publicidade & Propaganda na USP.
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Leonardo Xavier
Mobile
Em 2009, não ouse. Invista em Mobile Marketing

Começa o novo ano e as turbulências causadas pela crise mundial acabaram por sedimentar a percepção de que o melhor a fazer é agir com cautela, não ousar e concentrar os investimentos publicitários no que é certo, garantido e, até mesmo, óbvio. No entanto, é importante pensar que ser mais cauteloso não significa ser mais…

Leonardo Xavier
Carreira Dev
O iPhone, o 3G e o Mobile Marketing

O mercado de mobile marketing tem de ajoelhar no milho e agradecer ao iPhone pela graça alcançada. Não entendeu? Explico. Com o lançamento oficial do iPhone pelas bandas de cá, tenho observado um movimento muito forte de agências e anunciantes: surgiu instantaneamente uma enorme preocupação em oferecer versões otimizadas de seus sites para o aparelho…

Leonardo Xavier
Carreira Dev
Em busca dos formatos matadores em mobile marketing

Quando teremos os 30 segundos ou a página dupla do mobile marketing? Essa é a minha briga diária no mercado: construir formatos consistentes e vencedores. Contudo, a busca pela inovação constante acaba se tornando uma grande armadilha para os meios digitais, em especial o mobile. É a síndrome do “já fizeram isso antes?”. Situação sempre…

Leonardo Xavier
Mobile
Código Global de Conduta

A Mobile Marketing Association (MMA), que representa 650 empresas associadas mundialmente, sendo 67 na América Latina e 26 no Brasil, lançou a versão em português do Código Global de Conduta, que visa a promover princípios básicos de atuação, os quais todos os profissionais de mobile marketing devem utilizar, tornando as iniciativas mobile responsáveis e efetivas,…

Leonardo Xavier
Marketing Digital
Mobile: o hyperlink da mídia offline

Assim como na internet, tudo se tornou hyperlinkado. Não dá mais para se ter uma conversa linear. Sempre há divagações, citações e referências. Sempre há hyperlinks. E a mídia offline, como se vira? Como se apresenta a esse novo consumidor? Como pode responder à internet? Afinal, via de regra, a mídia offline é perecível, parada…

Leonardo Xavier
Marketing Digital
Promoção SMS é Mobile Marketing?

Na minha opinião, não necessariamente. Promoções que utilizam o SMS como forma de participação não devem ser sempre encaradas como iniciativas de mobile marketing. Afinal, o SMS nestas ações é um mero canal de contato, que substitui as cartas, internet ou 0800. A vantagem do SMS para quem realiza a promoção é a redução de…

Leonardo Xavier
Mobile
Como ter mais de 10% de CTR (Click-Through-Rate) na internet?

Pode parecer exagerado, fantasioso ou inviável atingir mais de 10% de CTR em uma campanha na internet hoje em dia. Principalmente, se tivermos em mente a internet que vamos chamar nesse artigo de web-parada, aquela acessada em computadores pessoais. Nela, sem dúvida, uma taxa de retorno dessas é cada vez mais inimaginável. Porém, há outra…

Leonardo Xavier
Marketing Digital
Mobile Marketing é caro mesmo?

Um dos questionamentos que sempre ouço nas agências tradicionais é em relação ao custo de uma campanha de mobile marketing. Alguns consideram caro pagar entre R$ 0,30 e R$ 0,60 para disparar um SMS. Primeiramente, vale uma repassada conceitual. De uma maneira geral, há uma associação direta entre mobile marketing e SMS. Não é errado…

Leonardo Xavier
Marketing Digital
Sobre os 0800: mobile marketing?

Nas últimas semanas, quem ficou parado no trânsito de São Paulo certamente notou algo em comum entre duas campanhas veiculadas nos relógios da cidade (dos poucos espaços sobreviventes à Lei Kassab): chamadas call-to-action para um 0800. A primeira delas foi para Seda. Do outro lado da linha estava Thaís Araujo convocando as pessoas a gravarem…

Leonardo Xavier
Marketing Digital
Bluetooth Marketing: Pertinência ou Potência

Para começar, vale um panorama histórico: o Bluetooth foi desenvolvido em 1994 pela sueca Ericsson e recebeu esse nome em homenagem ao rei Harald Blatand (a.k.a. “Bluetooth”), que unificou a Dinamarca e a Noruega por volta do ano de 940. Unificar, portanto, é a palavra e ordem para Bluetooth. Inicialmente, servia para unir, sem fio,…

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