A Mobile Marketing Association (MMA), que representa 650 empresas associadas mundialmente, sendo 67 na América Latina e 26 no Brasil, lançou a versão em português do Código Global de Conduta, que visa a promover princípios básicos de atuação, os quais todos os profissionais de mobile marketing devem utilizar, tornando as iniciativas mobile responsáveis e efetivas, e ao mesmo tempo respeitando a experiência do consumidor.
O código possui cinco categorias :
o Notícia – o princípio fundamental do Código de Conduta e Privacidade da MMA informa usuários da identidade das empresas, produtos ou serviços que estão sendo oferecidos. Além disso, estabelece os principais termos e condições que regem a interação entre a empresa/marca e o aparelho do usuário.
o Escolha e Consentimento – Estabelece o respeito ao direito do usuário de controlar quais as mensagens que recebe, pela implementação de processos simples de opt-in e opt-out.
o Customização e Restrições – Assegura que a informação coletada do usuário é utilizada para adequar a comunicação aos interesses do destinatário e é utilizada responsavelmente, de modo sensível e em acordo com a legislação aplicável. Mensagens mobile devem se limitar às que foram requisitadas pelo usuário e devem gerar valor, como upgrades de produtos e serviços; alertas; concursos; sorteios; informações de utilidade; entretenimento, ou descontos.
o Segurança – Define a implementação de procedimentos técnicos, administrativos e físicos de modo a proteger a informação do usuário do uso não autorizado, alterações, divulgação, acesso ou distribuição.
o Controle e Responsabilidade – A MMA espera que seus membros ajam em acordo com o Código de Conduta de Privacidade da MMA e incorporou o Código nas Regras da MMA aplicáveis a Profissionais de Mobile Marketing em todo o mundo, incluindo: Regras de Melhores Práticas do Consumidor da MMA (“RMP”).
Até o momento em que o Código passe a ser monitorado efetivamente por uma organização terceira de controle, espera-se que os Profissionais de Mobile Marketing avaliem suas práticas constantemente para se certificarem de estar em conformidade com o Código.