iMaster Developers

Dirceu Moraes Resende Filho

Dirceu Moraes Resende Filho

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Metodista Granbery como aluno destaque, reconhecido pela Sociedade Brasileira da Computação, Pós-Graduando em Engenharia de Software na PUC Minas. Possui as certificações Microsoft MCP, MTA, MCSA e MCSE, além de ser reconhecido como Microsoft MVP Data Platform. Atualmente trabalha como Consultor Sênior SQL Server e BI na Fabrício Lima Soluções em BD, é um dos organizadores do SQL Server ES, grupo local que realiza eventos presenciais mensalmente na área de dados. Entusiasta de tecnologia, tem como foco principal SQL Server, MySQL, PowerBI, C#, PHP e JS em sua carreira de atuação.
  • Publicou
    19
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    36100
    Vezes
    eye
  • Desde
    2019
    clock
awardArtigos Publicados
Dirceu Moraes Resende Filho
Marketing Digital
Marketing e TI: descubra os benefícios de integrar essas áreas na sua empresa

O uso de dados e tecnologias diversas são práticas comuns em diversas áreas, pois contribuem com ações estratégicas e mais ágeis nas empresas. A união do Marketing e TI, por exemplo, agrega muitos benefícios, melhorando o uso de equipamentos tecnológicos e sistemas, bem como o modo de lidar com informações e acessos, trazendo fluxos mais eficazes…

Dirceu Moraes Resende Filho
MySQL
Azure SQL Database: STRING_SPLIT ganha parâmetro para incluir número das posições

Gostaria de compartilhar com vocês uma novidade bem legal que notei no Azure SQL Database, que foi a inclusão de um novo parâmetro na função STRING_SPLIT e que vem sendo solicitado desde que a função foi criada no SQL Server 2016, que é a inclusão do número das posições no retorno das quebras do texto. Essa função…

Dirceu Moraes Resende Filho
SQL Server
SQL Server – Como passar uma tabela como parâmetro para Stored Procedures e Funções

Vou demonstrar um recurso disponível desde o SQL Server 2008 e que vejo pouquíssimos casos de uso de “tabelas” como parâmetros para Stored Procedures.

Dirceu Moraes Resende Filho
SQL Server
SQL Server – Como utilizar o comando MERGE para inserir, atualizar e apagar dados com apenas 1 comando

Vou demonstrar como utilizar o comando MERGE para realizar comandos de INSERT e UPDATE entre duas tabelas em uma única instrução.

Dirceu Moraes Resende Filho
SQL Server
SQL Server – Como criar um versionamento de código das suas Stored Procedures em HTML e com comentários da alteração

Nesse artigo eu vou compartilhar com vocês como criar um versionamento de código das suas Stored Procedures em HTML e com comentários da alteração.

Dirceu Moraes Resende Filho
Banco de Dados
SQL Server – Evitando consultas em determinadas colunas com o Column Level Security (CLS)

Neste artigo Dirceu demonstra um recurso bem antigo e que pouca gente utiliza ou conhece, que é o Column Level Security (CLS).

Dirceu Moraes Resende Filho
Banco de Dados
SQL Server – Como evitar SQL Injection?

Neste artigo, Dirceu Resende explica o que é SQL Injection e apresenta os principais riscos de usar query dinâmica no SQL Server através do comando EXECUTE.

Dirceu Moraes Resende Filho
Banco de Dados
SQL Server – Permissões para utilizar OLE Automation

Neste artigo, Dirceu Resende mostra o que é preciso para utilizar OLE Automation, um recurso do SQL Server que permite utilizar DLLs e APIs do Windows.

Dirceu Moraes Resende Filho
Banco de Dados
SQL Server – Estudo de Performance Tuning

Neste artigo, Dirceu Moraes Resende apresenta uma introdução completa ao conceito Performance Tuning e explica suas principais vantagens.

Dirceu Moraes Resende Filho
Banco de Dados
SQL Server 2014 – Como estimar o andamento e quanto tempo falta para a criação de um índice

Quer saber como estimar o andamento e quanto tempo falta para a criação de um índice no SQL Server 2014? Dirceu Resende nos conta neste artigo.

visualizando 10 de 19
Publicidade