Wikipedia é bloqueada na Alemanha
A versão alemã da Wikipedia foi bloqueada por ordem judicial, atendendo ao pedido de um político do país.
A página inicial da enciclopédia, que fica no endereço Wikipedia.de, trazia, até a manhã desta segunda-feira, uma mensagem dizendo que a justiça ordenou que o domínio não seja linkado ao conteúdo da enciclopédia enquanto ele trouxer “certas declarações”.
De acordo com a mensagem, a ordem judicial foi expedida pela corte de Luebeck, no norte da Alemanha, em nome de Lutz Heilmann, membro do Parlamento alemão.
O verbete em inglês sobre Lutz Heilmann diz que ele fez parte do infame Serviço Secreto da Alemanha Oriental e que ameaçou um ex-namorado.
Como os servidores da Wikipedia estão nos Estados Unidos, o artigo ainda pode ser lido em inglês e já traz update sobre a repercussão da ordem judicial obtida pelo parlamentar.
O artigo em inglês diz que, após correções terem sido feitas no seu perfil em alemão, Heilmann retirou a ação no último domingo e lamenta que tantos tenham sido afetados pela decisão da Justiça.
Agora pela manhã, o endereço Wikipedia.de exibe uma mensagem para acessar a enciclopédia pelo endereço http://de.wikipedia.org.






