DevSecOps

31 jan, 2012

Vírus e worms podem criar malware híbrido

Publicidade

Segundo a empresa de segurança BitDefender, vírus para computador podem estar infectando worms e criando uma nova espécie de malware híbrido.

Chamados de “Frankenmalware”, os híbridos estariam sendo criados quando um vírus infecta uma máquina que já estava comprometida devido a um worm. O vírus então se anexa aos arquivos executáveis no sistema hospedeiro (incluindo o worm) e, quando o worm se espalha, ele acaba carregando o vírus junto.

A BitDefender afirmou que foi analisada uma amostra com mais de 10 milhões de pedaços do “Frankenmalware” e foram descobertas 40 mil amostras diferentes desse novo tipo de praga.

Entretanto, empresas de segurança ainda estão incertas sobre o potencial da nova ameaça. Elas alegam que a descoberta das amostras não confirma se o malware resultante pode ser considerado uma nova espécie ou simplesmente o código malicioso trabalhando de uma nova forma.

Mas, de acordo com a BitDefender, a assinatura de múltiplos códigos em um mesmo híbrido pode facilitar o software antivírus para detectar esse malware mutante e removê-lo do sistema.

Com informações de Info