Desenvolvimento

2 mai, 2018

Veja as novidades da F8 que impactam diretamente os devs

visualizações
Publicidade

Como noticiamos mais cedo, o Facebook está realizando, desde ontem (01/05), a F8, sua conferência voltada para desenvolvedores. Para quem quiser acompanhar, o evento é transmitido ao vivo através deste link.

As novidades que a rede social trouxe para si e seus demais produtos (WhatsApp, Instagram, Messenger e Oculus), com o foco no desenvolvedor final você pode ler aqui. Agora, veja o que os lançamentos anunciados vão influenciar na vida do dev.

Review de apps

A empresa anunciou na F8 que decidiu reabrir o review de apps. A decisão foi tomada uma vez que eles realizaram várias atualizações no processo de análise para melhorar a experiência dos desenvolvedores e para apoiar a aplicação mais rigorosa de nossas políticas de plataforma.

Por exemplo, uma das atualizações inclui um novo processo de verificação de negócios para determinadas permissões da API. Agora, eles também estão exigindo que as empresas que usam a plataforma do Facebook com o objetivo de atender outras empresas, passem a assinar um contrato de provedor de tecnologia. Isso restringe o uso de dados fora das necessidades específicas do cliente.

“Nosso foco principal é criar um ecossistema que crie valor para as pessoas. Por isso, estamos reabrindo o review de apps com um nível elevado de expectativas. Estamos dobrando nosso compromisso com a transparência e dando às pessoas mais controle sobre como seus dados são compartilhados”, se posicionou a empresa – que busca de desvenciliar do escândalo envolvendo seu nome e o uso de dados de usuários de forma irregular.

Foi apresentado também a Graph API v3.0 com várias melhorias, incluindo atualizações para o Places Graph.

Atualizações no login ao Facebook

Outra novidade que abrange os devs é a atualização no login do Facebook. O objetivo é restringir o acesso aos dados do usuário e melhorar a forma de lidar com a experiência do token. Também será possível permitir que os desenvolvedores recebam solicitações dos usuários para excluir dados e apresentar uma nova configuração nas Configurações do Apps para integrações de negócios. Para Reinaldo Silotto, community manager do iMasters, “o mais interessante dessa novidade é que, uma vez que o controle de privacidade esteja melhorado, os usuários ficarão mais a vontade para utilizar o recurso de SSO”.

Solução de negócios SDK do Facebook

Esse SDK oferece uma experiência mais fácil com integrações em produtos do Facebook, permitindo o acesso a um conjunto de APIs – incluindo a API do Business Manager, a API de marketing, a API do Instagram e a API do Pages. No SDK, você encontrará muito mais exemplos de códigos para cenários que te ajudarão a se posicionar e executar com facilidade e rapidez. “Essa foi uma das melhores novidades da F8 para os desenvolvedores. Não existe nada melhor que um SDK aprimorado e um conjunto de APIs atualizadas. Com este novo modelo será possível desenvolver aplicações integradas muito mais ricas”, pontuou Silotto.

Novas integrações para o Facebook Workplace

Algumas novas integrações para o Facebook Workplace também foram anunciadas, incluindo muitos dos principais serviços de nuvem empresarial do mundo, projetados para facilitar drasticamente os fluxos de trabalho.

As integrações lançadas têm acesso a um novo e poderoso conjunto de funcionalidades que ajuda as pessoas a compartilhar facilmente o conteúdo de outros aplicativos, manter-se atualizado com o que está acontecendo e simplificar processos comuns.

Se você é um desenvolvedor interessado em ajudar pessoas em mais de 30 mil organizações a simplificar seus fluxos de trabalho, você pode se inscrever agora no programa de acesso antecipado para desenvolvedores no Workplace.

Possibilidade de compras dentro do Instant Games

As compras no aplicativo estarão disponíveis na plataforma Instant Games para que os desenvolvedores implementem no Android e no Facebook.com. Agora ficou muito mais fácil criar aplicações que possam ser capitalizadas de forma segura e sem o uso apenas de banners e links patrocinados.

O acesso à documentação aberta já está disponível.

Nova versão do AR Studio

A nova versão do AR Studio inclui novas ferramentas e recursos para ajudá-lo a tornar experiências de AR mais ricas, relevantes e contextualmente conscientes. Além disso, os efeitos de câmera serão expandidos para além do aplicativo do Facebook. Assim, será possível distribuir conteúdo para mais pessoas em novas superfícies, incluindo Instagram, Messenger e Facebook Lite.

***

Com informações de Facebook Developer