A Mozilla liberou uma extensão para Firefox que informa ao internauta como ele é monitorado pela rede enquanto usa o navegador. O Lightbeam faz isso mostrando, além do histórico de navegação, uma análise de quais aplicações rastreiam ou monitoram a pessoa.
O app é uma continuação do antigo add-on experimental Collusion e consiste em um esforço da Mozilla para fazer os usuários entenderem como funciona o monitoramento virtual. A segunda fase desse projeto, que tras o Lightbeam, tem como objetivo mostrar exatamente quem tem acesso aos dados do usuário, além de como, em uma tentativa de mudar o comportamento de indivíduos e empresas na web.
O Lightbeam agora mostrará como ferramentas de terceiros – desde opções para compartilhamento até publicidade, features de personalização e qualquer outra coisa – e também as ferramentas própria, fazem o track e compartilham as suas informações pela web.
Para usar o Lighbeam basta instalar o plugin, que vai demonstrar graficamente as representações das ferramentas utilizadas pelo usuário. A partir daí, há a opção de compartilhar seus dados com o banco de dados do Lightbeam, de forma a contribuir com o projeto global.
A Mozilla informou que todo o código do Lightbeam para Firefox está disponível no Github e desenvolvedores são convidados a fazer hacks, expandir e melhorar o projeto.
Com informações de The Next Web
Créditos das imagens: Getty Images