Inteligência Artificial

27 mar, 2025

TELUS Digital fecha parceria com a USP e inaugura centro de pesquisa focado em IA e Experiência do Cliente (CX)

Publicidade

Telus e USP | O rápido avanço da Inteligência Artificial (IA) está impulsionando uma grande revolução nas empresas. Além de investir na própria tecnologia, as organizações enfrentam outro desafio importante: encontrar profissionais com expertise sobre o assunto na mesma velocidade.

De acordo com pesquisa realizada pela Microsoft e LinkedIn, a demanda por funcionários com essas habilidades gerou um aumento de 323% nas contratações nos últimos oito anos. No entanto, 55% dos líderes entrevistados expressaram preocupação em encontrar talentos suficientes para preencher os cargos que surgirão neste e nos próximos anos.

A colaboração entre o setor privado e a academia está emergindo como um catalisador fundamental para desenvolver novos talentos em IA e promover discussões inovadoras na área. Várias dessas iniciativas recentemente se estabeleceram por todo o Brasil.

Uma parceria particularmente promissora foi formada entre a TELUS Digital, (NYSE e TSX: TIXT), uma empresa líder global de tecnologia que implementa experiências inovadoras para clientes, e a Universidade de São Paulo (USP). Esta colaboração levou à criação do TELUS Digital Research Hub, com seu espaço físico que foi inaugurado ontem, na USP.

TELUS e USP no Centro de pesquisa

Com um investimento de US$1 milhão a ser distribuído nos próximos três anos, o novo hub – cujo projeto levou dois anos e meio para se concretizar – será instalado no Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (CIAAM) da USP, um centro integrador criado pela universidade em 2023 para fomentar a inovação e promover discussões sobre impactos tecnológicos, econômicos e sociais. A TELUS Digital se junta a empresas que também estão presentes ali com outras propostas focadas em inovação, como Motorola, IBM e Itaú.

Segundo Renato Vicente, Diretor do TELUS Digital Research Hub, a decisão de desenvolver um hub faz parte da estratégia de expansão da empresa para ampliar ainda mais suas pesquisas em IA, bem como contribuir para melhorar a formação de profissionais na área.

“Nosso objetivo é incorporar perspectivas diversas para mitigar vieses, promover IA responsável e contribuir para o debate global sobre seu potencial. A IA não substituirá as pessoas, mas sim aprimorará suas capacidades”, acrescenta.

Outro compromisso importante do TELUS Digital Research Hub é treinar a próxima geração de pesquisadores de IA e promover avanços na inovação da experiência do cliente, garantindo que esses desenvolvimentos sejam centrados no ser humano, projetados eticamente e orientados por propósitos.

“Alinhado com os princípios de Humanidade-no-Ciclo, da TELUS Digital, o novo hub de pesquisa trabalhará para desenvolver tecnologias de IA que combinem inovação com governança ética. A colaboração entre academia e indústria permitirá que diferentes perspectivas impulsionem a IA responsável, trazendo benefícios mais amplos para a sociedade”, enfatiza Renato.

Para Sami Bin, Diretor de Operações LATAM da TELUS Digital, o compromisso com experiências excepcionais e personalizadas para os clientes atendidos globalmente ajudará a direcionar sua agenda de pesquisa nos próximos três anos.

“Isso incluirá o avanço contínuo do Fuel iX™, nossa plataforma proprietária de IA generativa e conjunto de serviços que personaliza, protege e escala interações digitais. Ao unir a academia e especialistas dos setores de CX e IA, buscamos desenvolver aplicações inovadoras e impactantes para o mundo real”.

Bolsas de estudo: estimulando pesquisa e intercâmbio de conhecimento

Por ano, o hub oferecerá 12 bolsas integrais a estudantes com o objetivo de formar líderes multiplicadores, segundo Renato. Esses incentivos serão direcionados para cursos de graduação, estudos de pós-doutorado e pesquisadores visitantes.

“Os estudantes de graduação selecionados participarão de projetos de pesquisa em IA sob a orientação de professores da USP e especialistas da indústria. Eles receberão bolsas para aprofundar seus conhecimentos em sistemas avançados de IA, segurança e aprendizado de máquina”, afirma Sami.

Além disso, o centro proporcionará financiamento para pesquisadores em início de carreira, permitindo que conduzam projetos independentes, segundo Renato, alinhados com áreas prioritárias de pesquisa. “Eles colaborarão com especialistas da TELUS Digital e professores da USP”, enfatiza.

Outra parte do orçamento será destinada a um fundo voltado para pesquisadores de fora do Brasil. “Eles atuarão como mentores para estudantes de graduação e compartilharão suas perspectivas globais sobre o desenvolvimento de modelos de IA, segurança e governança”, relata.

Renato Vicente afirma que a TELUS Digital também pretende promover diversas atividades – seminários, cursos, tutoriais, aulas públicas, entre outras – que transformarão o centro de pesquisa em um verdadeiro ponto de encontro para pessoas interessadas em IA, para interação e troca de conhecimentos.

“Estimularemos a pesquisa aberta entre academia e indústria, o que nos dará a oportunidade de evoluir para outros campos. Além disso, a intenção também é incentivar a formação de pessoas para trabalhar em projetos de IA e ajudar na formação de outras.”

Tradição em unir forças com a academia

A TELUS Corporation, o grupo que possui uma participação na TELUS Digital, também tem uma cultura voltada para a formação de novos talentos em IA, estabelecendo parcerias com institutos de IA como o Mila AI Institute e o Vector Institute, com o objetivo de desenvolver IA de ponta e compreender seus potenciais impactos na sociedade, além de oferecer bolsas para a formação profissional.

Iniciativas como a da TELUS Digital ajudam a fomentar um mercado que se espera crescer exponencialmente nos próximos anos.

“A TELUS Digital acredita no potencial da América Latina como um mercado promissor para o futuro da IA, não apenas no desenvolvimento de novas soluções, mas também como um grande polo de fornecimento de mão de obra especializada no assunto, com o Brasil como ponto central. Por isso, estamos observando o país de perto e investindo nesse novo polo. A inovação aberta é o futuro”, conclui Renato.

No Brasil, a TELUS Digital possui dois escritórios — um em Porto Alegre (RS) e outro em São Paulo (SP) — que, juntos, empregam 440 colaboradores.

Os interessados podem acessar o site do Hub de Pesquisa TELUS Digital para ficar informados sobre o processo de inscrição.