A School of Data, em parceria com Development Initiatives, lançou o Open Development Toolkit.
A novidade vai atuar como um hub em torno do desenvolvimento aberto, unindo ferramentas e materiais para treinamento em um só local. O conteúdo do toolkit será focado em aumentar o conhecimento sobre dados por parte da sociedade civil e jornalistas em países que recebem ajuda humanitária.
Para começar, o toolkit ficará concentrado em dados disponíveis no setor de ajuda humanitária. Em grande parte devido à International Aid Transparency Initiative (IATI), há muitos dados por aí, mas que não estão sendo usados pelos habitantes de países que recebem ajuda humanitária. A School of Data espera que a iniciativa seja uma boa maneira de unir a comunidade ao desenvolvimento de dados.
Já existem vários portais e ferramentas sobre dados sobre ajuda humanitária, e a School of Data começará fazendo a curadoria da documentação de treinamento deles, encontrando falhas nas ferramentas já existentes. Ela não construirá nada do zero, mas vai tentar aperfeiçoar o trabalho que tem sido feito por outros no setor e aprender a partir das experiências deles para tentar tornar o mais fácil possível para os recém-chegados acessarem e tirarem o maior proveito dos dados.
Além da curadoria e da construção da comunidade, o toolkit terá um aspecto relacionado a software. Quando a School of Data identificar falhas, vai construir ferramentas interoperáveis, modulares e open source para corrigi-las. O desenvolvimento dessas ferramentas será centrado no usuário.
Para mais informações, acesse o site do Open Development Toolkit.
Com informações de School of Data



