Software Livre

19 jun, 2018

Red Hat lança Buildah 1.0

Publicidade

A Red Hat lançou hoje a versão 1.0 do Buildah, utilitário alimentado pela comunidade para a criação de containers Linux. Com o Buildah 1.0, os desenvolvedores podem criar imagens de container compatíveis com OCI e docker sem a necessidade de um daemon ou mecanismo de container completo. Assim, é possível economizar memória e recursos do sistema e ainda reduzir a possibilidade de ameaças.

“Os containers Linux estão se tornando um elemento básico na TI corporativa. Isso significa que os desenvolvedores precisam ser capazes de criar mais rápida e facilmente. É esse desafio que o projeto Buildah pretende resolver, trazendo novas inovações para o mundo do desenvolvimento”, pontuou Daniel Walsh, consultor de engenharia de software da Red Hat.

Normalmente, a criação de uma imagem de container do Linux requer o uso de um conjunto extensivo de ferramentas e daemons. O Buildah fornece apenas os requisitos básicos necessários para criar ou modificar, facilitando a integração na construção de aplicativos existentes.

As imagens resultantes são compatíveis com OCI e podem até mesmo ser construídas usando arquivos docker. O Buildah 1.0 é a base do desenvolvimento de containers para as necessidades básicas, ajudando as equipes de TI a limitar a complexidade em sistemas críticos e simplificar os fluxos de trabalho de propriedade e segurança.

O Buildah já possui suporte no Red Hat Enterprise Linux 7.5 e a versão 1.0 traz recursos adicionais, incluindo a capacidade de usar volumes externos ao construir uma imagem, para que arquivos desnecessários não sejam adicionados a um container.