Android

5 fev, 2019

Progressive Web Apps já podem ser distribuídos através da Google Play Store

Publicidade

O mês nem começou direito e a Google já nos agraciou com uma novidade muito aguardada pelos usuários do Android, mas que passou despercebida por muitos. Agora a empresa já trabalha para que PWAs sejam distribuídos através de sua loja virtual, a Google Play Store.

Algumas coisas aconteceram para tornar isso possível. Recentemente, a versão 72 do Chrome, o famoso navegador da Google, foi lançado. Enquanto muitos focaram nos novos recursos que chegaram aos aplicativos para desktop (Mac, Linux, Chrome OS), havia muita coisa acontecendo no Android também. Quem mais achou suspeito a Google omitir deliberadamente um changelog na Play Store?

Junto com o Chrome 72, a Google disponibilizou o Trusted Web Activity, um recurso que foi anunciado em Outubro de 2017, na Chrome Dev Summit, que permite que os usuários abram o Chrome como um aplicativo em tela cheia (sem a barra do navegador e tudo mais), eliminando a necessidade de instalar o próprio app nativo.

De acordo com a gigante norte-americana, para que o conteúdo seja exibido dessa forma (usando um recurso TWA), serão necessários os mesmos protocolos que são aplicados nos Progressive Web Apps, que têm uma provisão que permite aos usuários acessarem diretamente o conteúdo ao fixarem-no em suas telas iniciais.

Quando um usuário acessa um website/”app” desses, eles se deparam com as opções de fixar/”instalar” na tela inicial de seus dispositivos. A Google tem um nome para esses ”aplicativos”: Progressive Web Apps.

Não houve nenhum anuncio sobre a disponibilidade dos PWAs para publicação na Play Store por desenvolvedores e o download e uso da mesma fonte, mas isso deve mudar assim que tudo estiver polido. Por enquanto, o máximo que a empresa fez, foi deixar claro que esse desenvolvimento é, de fato, verdadeiro.