DevSecOps

6 dez, 2012

Programador brasileiro libera MariaMole, IDE para Arduino

Publicidade

O programador brasileiro Alex Porto liberou uma IDE (Integrated Development Environment) estendida para o Arduino. Com recursos como gerenciador de projeto, opções ajustáveis do compilador e destaques de sintaxe, o MariaMole tem como foco principal desenvolvedores experientes que acham a IDE do Arduino muito básica. Segundo Porto, ele foi motivado a se responsabilizar pelo desenvolvimento depois de ficar insatisfeito com as extensões existentes do Arduino para Eclipse e outras IDEs.

O MariaMole requer que a IDE do Arduino seja instalada e possa importar todos os exemplos, bibliotecas e rascunhos incluídos. Para depuração, conexões seriais podem ser abertas para estabelecer uma comunicação direta com múltiplas placas do Arduino – isso permite, combinado com o gerenciador de projeto, que desenvolvedores codem e mais de uma placa sem a necessidade de trocar.

A versão 0.4 do Maria Mole está atualmente disponível apenas para Windows – versões para Mac e Linux só serão liberadas quando Porto tiver uma versão boa e estável para Windows.

Como é um projeto open source, o MariaMole está disponível no SourceForge. Desenvolvedores interessados podem contribuir para seu desenvolvimento.

Com informações de The H