O Facebook divulgou ontem um relatório que mostra a importância da rede social para os sites de mídia. Segundo a empresa, o tráfego médio de direcionamento para os portais de notícias cresceu 170% neste ano. Os sites que registraram a maior alta no direcionamento foram Bleacher Report, com 1.081% de aumento; BuzzFeed, com 855%; e a revista Time, com 208%.
O esforço do Facebook para mostrar o retorno de direcionamento positivo para as empresas de mídia tem sido enorme. Segundo Andy Mitchell, diretor de parcerias da rede social, grande parte desse crescimento se deve às melhorias no algoritmo do feed de notícias da plataforma. “Estamos ficando cada vez melhores em mostrar a história certa para as pessoas que estão interessadas nela”, disse ele.
Uma pesquisa da SimpleReach reforça esse posicionamento do Facebook, que apontou que a rede social leva mais tráfego para sites de mídia do que qualquer outra plataforma de mídia social.
Recentemente, o Facebook fez uma experiência para mapear o comportamento dos usuários que consomem mídia. A rede social trabalhou durante sete dias com 29 sites de mídia, e descobriu que posts frequentes ajudam a otimizar o tráfego de direcionamento em mais de 80%.
De acordo com especialistas em redes sociais norte-americanos, o Facebook deve estreitar ainda mais os laços com portais de mídia, para conquistar os leitores dessas plataformas e transformar a rede social em uma espécie de canal ativo de notícias.
Com informações de Proxxima