.NET

5 mai, 2018

.Net Summit – Criando e consumindo casos de teste no ASP.Net Core

Publicidade

Alessandra Soares, desenvolvedora na Boxnet, tratou de casos de teste no ASP.Net Core (tanto da criação, quanto do consumo desses casos). A desenvolvedora começou mostrando o conceito e a estrutura de um plano de teste: como fazê-lo, documentá-lo, garantir que a execução dos testes (tanto de software, quanto da máquina) saim como esperado e da forma correta.

Alessandra lembrou que é preciso ser minucioso e especificar bem cada caso, uma vez que testes mal especificados trazem surpresas desagradáveis e dificultam (e atrasam!) o processo.

Na estrutura, ela mostrou que tudo começa na caixa principal de plano de teste. Dentro do plano tem o teste suite, que é a direção dos casos de teste que exitem na caixa.

Ela ainda apresentou um overview das ferramentas de teste em VSTS: a Community e a Professional. Falou das diferenças na criação do plano de teste entre as duas versões e as vantagens de cada uma. No palco, demonstrou também a criação de de uma caixa de teste na versão Community do VSTS passo a passo, ensinando atalhos e tirando dúvidas do processo.