Carreira Dev

30 abr, 2019

Mulheres perderam participação em mercado de TI, diz estudo

Publicidade

A participação das mulheres na área de TI diminuiu entre 2007 e 2017. A porcentagem teria reduzido de 24% para 20%. Isso ocorreu no chamado Core TI. Esse grupo abrange setores econômicos tipicamente de Tecnologia da Informação.

A pesquisa é da Softex, com apoio da Secretaria de Empreendedorismo do MCTIC. Esta é a primeira edição da comparação. O estudo pode ser lido na íntegra no link a seguir. “Mulheres na TI – Atuação da mulher no mercado de trabalho formal brasileiro em Tecnologia da Informação”.

Mulheres perdem participação no mercado

Segundo informações da agência ComputerWorld, o estudo mostra que a quantidade de desenvolvedoras subiu 29% em 10 anos (de 47.454 para 61.420). Porém, as vagas cresceram mais rapidamente entre os homens, em 60%. Ou seja, passou de (155.558 para 249.008). Isso significa, portanto, que a participação feminina no segmento caiu no período.

Sobre os ganhos conquistados pelos profissionais, a média salarial entre os homens foi superior à das desenvolvedoras no grupo Core TI. Segundo a Softex, uma das razões que podem explicar o aumento dessa diferença é a queda da participação das mulheres em cargos diretivos e gerenciais.