NOTÍCIA

Microsoft licencia patentes para 70% dos Androids nos EUA

Existem várias formas de ganhar dinheiro com o Android. O Google coloca seus serviços e lucra com a publicidade, os fabricantes com a venda dos aparelhos em si, e a Microsoft licenciando sua propriedade intelectual para que os fabricantes continuem a vender os dispositivos. O mais recente acordo foi anunciado ontem e tem a LG, gigante coreana dos eletrônicos, como signatária.

O acordo foi considerado “mutuamente benéfico” no comunicado emitido pelas companhias, mas não houve detalhes sobre quantias pagas.

De qualquer forma, agora a LG fica mais à vontade para comercializar celulares, smartphones, tablets e outros dispositivos no mercado norte-americano. O mesmo comunicado fala em aparelhos rodando Chrome OS, sistema também do Google para o qual a LG ainda não lançou nenhuma novidade. Isso pode indicar um Chromebook com a marca da LG num futuro breve.

Esta não é a primeira vez em que a Microsoft faz valer sua propriedade intelectual. Anteriormente, já fez acordos com a HTC, a Samsung e a Acer. No caso da HTC, a Microsoft recebe, em tese US$ 5 por cada aparelho da fabricante rodando o Android.

Com o acordo, a Microsoft chega à conclusão de que 70% dos smartphones rodando Android nos Estados Unidos estão cobertos pelo portfólio de patentes deles.

Na internet, o chefe da divisão de propriedade intelectual da Microsoft comemorou dizendo que a indústria de smartphones resolveu problemas relacionados a mídia e rádio usando o licenciamento. E ele continuou afirmando que ainda há uma vasta coleção de patentes para vender.

Por Thássius Veloso

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil