Mobile

22 fev, 2013

Microsoft demonstra plataforma de voz entre Lync e Skype

Publicidade

Nesta semana, durante a conferência Lync 2013, a Microsoft demonstrou novas capacidades de sua plataforma de comunicações unificadas Lync, incluindo clientes para dispositivos Android, iPhone e iPad que suportam VoIP.

Microsoft-Lync

A capacidade de VoIP significa que os dispositivos anteriormente sem voz, como iPads que têm conexões de dados, podem agora participar em reuniões com Lync. Além disso, os aparelhos que suportam conexões tradicionais de celulares podem entrar nas reuniões usando VoIP sobre redes Wi-Fi disponíveis, o que permite preservar os minutos  dos planos de dados móveis.

A empresa também demonstrou uma chamada de voz concluída entre uma máquina cliente do Skype e uma máquina cliente da Lync. Até agora, apenas chamadas de áudio são possíveis. Na palestra de abertura, Derek Burney, o vice-presidente da Lync na Microsoft, demonstrou o VoIP sobre Wi-Fi e vídeo em um Windows Phone, bem como em um telefone Android e um iPhone. Outra exibição trouxe voz e vídeo para um iPad, aparelho que não tem suporte nativo de voz, bem como recursos de videoconferência.

O cliente para dispositivos com Windows 8, como laptops e tablets, traz recursos adicionais, tais como blocos dinâmicos – quadrados coloridos que podem exibir imagens de contatos que se alternam com uma exibição de seu status de presença. Ele conta com os cartões “People”, que fornecem uma série de informações sobre cada contato, para quem eles trabalham e em qual equipe. Assim, se determinada pessoa não está disponível, é fácil descobrir como entrar em contato com um colega. Com o Windows 8, também é possível clicar em uma notificação de reunião no aplicativo Calendário e imediatamente participar da reunião.

A última versão da Lync permite que máquinas participantes se juntem, e cada uma produza áudio e vídeo com a maior resolução que puder suportar. Versões anteriores da Lync dariam resolução uniforme baseada no menor denominador comum do codec. Isso acontece por causa de um novo codec que está sendo utilizado no Lync, H.264 SVC. Ele codec requer menos tradução de formatos do lado do servidor para ter mais eficiência do hardware.

O cliente móvel para iOS será lançado no final de março e o voltado para Android é esperado para um mês depois, segundo a Microsoft. O cliente para Windows 8 está disponível desde o ano passado na Windows Store, e uma nova versão tem lançamento previsto para hoje.

A Microsoft afirmou que o suporte para chamadas de vídeo entre Skype e Lync estará pronto até o final do ano.

Com informações de Computerworld