Microsoft aposta no Apache Spark para alimentar serviços de Big Data e analytics
A Microsoft deve apresentar mais detalhes no Spark Summit, que acontece esta semana em San Francisco.

A Microsoft anunciou ontem que está fazendo um compromisso sério com o framework open source↳Open source71 conteúdosComo o Open Source Está Liberando o Poder da Automação para TodosDev (Back & Front) · out 2025Código aberto: programadores criam software da NASA sem saberDev (Back & Front) · abr 2021N8N: O que é a ferramenta open source que está revolucionando a automação em TI?Dev (Back & Front) · dez 2025Ver tudo em Dev (Back & Front) → Apache Spark.
Após mergulhar no ecossistema Spark no ano passado, a empresa lançou ontem uma série de serviços em preview baseados no Spark, e anunciou que uma versão on-premise do R Server for Hadoop (que usa a linguagem open source, e cada vez mais popular, R para análise de Big Data↳Big data16 conteúdosResolvendo desafios de Big Data com Ciência de Dados na UberData · abr 2019Segurança “Data-Driven”: como big data e IA estão redefinindo a detecção de ameaças em tempo realDevSecOps · jan 2026USP lança MBA em Inteligência Artificial e Big DataAI · mar 2024Ver tudo em Data → e modelagem) agora é alimentada por Spark.
Além disso, a Microsoft anunciou que o R Server for HDInsight (essencialmente a versão baseada em nuvem do R Server) vai sair do preview no verão do hemisfério norte, e o Spark for Azure HDInsight está agora disponível com suporte para serviços gerenciados pelo Spark do Hortonworks. Power BI, a suíte de ferramentas de business intelligence da Microsoft, também terá suporte para Spark Streaming, para permitir que os usuários enviem dados em tempo real do Spark diretamente para o Power BI.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/ibm-investira-em-projeto-de-big-data-de-codigo-aberto-o-apache-spark/]
Todos esses anúncios marcam o que a Microsoft chama de “um extenso comprometimento com o Spark para alimentar as ofertas de Big Data e analytics da Microsoft”. Essas ofertas incluem Power BI e R Server, mas também a Cortana Intelligence Suite, que combina alguns dos serviços de Big Data e analytics da Microsoft sob um único propósito, e que também apresenta uma série de ferramentas de aprendizado de máquina.
A Microsoft deve apresentar mais detalhes no Spark Summit, que acontece esta semana em San Francisco.
Com informações de TechCrunch







