NOTÍCIA

Malware para Mac explora vulnerabilidade do Microsoft Office

De acordo com a empresa de segurança AlienVault, usuários de Mac podem se tornar alvos de hackers por causa de uma brecha que já existe há três anos no Microsoft Office para a plataforma.

O malware consiste de duas partes distintas: a primeira é um documento do Word infectado e malicioso, e a outra é alguma técnica que mantém o malware dentro dos computadores infetados, que copia dados para uma pasta específica, executando um script.

Para conseguir acesso à máquina da vítima, o hacker precisa enviar um arquivo de Word especialmente criado para o ataque contra a vítima, cujo texto traz uma carta endereçada à Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, discutindo o aniversário da revolta tibetana contra a China. Quando o usuário abre o documento, o sistema do Mac passa a ser controlado, permitindo que o hacker faça o que quiser na máquina da vítima. Dessa forma, o criminoso pode conseguir visualizar, mudar ou excluir dados e criar novas contas com direitos de usuário.

O alvo do malware são usuários que continuam com versões desatualizadas do Word 2004 ou 2008 no Mac, já que a versão atual, a 2011, não possui a vulnerabilidade. Além disso, apenas arquivos .doc podem ser infectados; os mais modernos, .docx, não.

A recomendação é de ter cuidado ao abrir documentos recebidos de desconhecidos e sempre manter um antivírus atualizado.

Com informações de Olhar Digital e de MacMagazine

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →