Desenvolvimento

17 set, 2018

Linus Torvalds anuncia afastamento temporário do Linux

Publicidade

Através de uma mailing list enviada neste último domingo, 16, Linus Torvalds, um dos principais desenvolvedores do núcleo Linux anunciou que se afastará temporariamente da plataforma. Linus é conhecido não somente pela sua participação em um dos sistemas mais usados no mundo da tecnologia, como também pelas suas respostas polêmicas em e-mails e fórums de desenvolvimento.

Confira o anúncio de Linus na íntegra e traduzido pelo iMasters:

[Esse e-mail ficou maior do que eu inicialmente imaginava, mas vamos começar com a parte “lançamento regular de domingo”].

Outra semana, outro rc.

Nada particularmente estranho se destaca no lado técnico das atualizações de kernel pela última semana – o rc4 parece razoavelmente na média em tamanho para esse estágio no ciclo de lançamento, e todas as outras estatísticas parecem bem normais também.

Nós temos aproximadamente dois terços de correções de drivers (a gpu e conexões parecem ser a maior parte disso, mas há mudanças pequenas por toda parte em diferentes subsistemas de driver), com o resto sendo a mistura comum: core networking, atualizações perf tooling, atualizações arch, documentação, alguns filesystems, vm e alguns pequenos consertos de core kernel.

Tudo razoavelmente pequeno e normal para esse estágio. Como de costume, eu estou acrescentando o shortlog na parte inferior para quem quiser ter uma visão geral dos detalhes sem ter que de fato pesquisar na árvore git.

A única mudança que se destaca e merece menção é código de adição de conduta…

[E aqui vem outra, e muito longa, parte…]

O que me leva a parte *NÃO* normal da última semana: as discussões (tanto publicamente, principalmente nas listas de discussão dos encontros de kernel e muitas em comunicações privadas) sobre manutenção e a comunidade kernel. Parte dessa discussão surgiu por causa de mim, estragando a minha programação para o encontro de manutenção onde essas coisas devem ser discutidas.

E não me entenda errado. Não é como se essa discussão em si é nova para essa semana – estivemos discutindo manutenção e comunidade por anos. Tivemos muitas discussões tanto privadas quanto em listas de mailing. Temos conversas regulares em conferências – novamente, tanto do tipo “público” quanto do tipo “pista privada”.

Não, o que é novo na última semana é, na verdade, a minha reação a isso, e eu sendo, talvez, introspectivo (seja você o juiz).

Houveram duas partes nisso.

Uma foi simplesmente a minha própria reação ao ter estragado minha programação da reunião de manutenção: sim, eu estava de alguma forma envergonhado sobre ter estragado meu calendário, mas honestamente, eu estava mais esperançoso de que não teria que ir ao encontro de kernel que eu tenho ido todos os anos só nas últimas duas décadas.

Sim, nós reagendamos, e sim, o meu “talvez vocês podem fazê-lo sem mim” foi rejeitado. Mas toda aquela situação começou então um outro tipo de discussão. E meio que incidentalmente, a segunda parte foi que eu percebi que havia havia interpretado mal algumas das pessoas envolvidas.

Agora é quando o momento “se olhe no espelho” chega.

Então aqui estamos, eu finalmente, por um lado, percebendo que não era na verdade engraçado ou um bom sinal que eu estava esperando dispensar o encontro kernel anual completamente, e do outro lado percebendo que eu realmente estive ignorando alguns sentimentos bastante arraigados na comunidade.

É uma coisa quando você pode ignorar esses problemas. Geralmente é só algo que eu não queria lidar.

Essa é minha realidade. Eu não sou o tipo de pessoa emocionalmente empática e isso provavelmente não vem como uma grande surpresa para ninguém. O fato que eu interpreto as pessoas errado e não percebo (por anos) como eu tenho julgado mal a situação e tenho contribuído para um ambiente não profissional não é bom.

Essa semana pessoas em nossa comunidade me confrontaram sobre a minha eternidade de não compreensão de emoções. Meus ataques irreverentes em e-mails têm sido não profissionais e indesejados. Especialmente em vezes que eu tornei pessoal. Em uma busca por um remendo melhor, isso fez sentido pra mim. Eu sei agora que isso não era OK e eu sinto muito.

Acima é basicamente uma maneira prolixa de chegar à admissão pessoal um tanto dolorosa de que, ei, eu preciso mudar um pouco do meu comportamento, e eu quero pedir desculpas às pessoas que meu comportamento pessoal machucou e possivelmente me afastou completamente do desenvolvimento do kernel.

Eu vou tirar uma folga e buscar alguma ajuda sobre como entender as emoções das pessoas e responder adequadamente.

Dito de outra forma: Quando questionado em conferências, eu ocasionalmente falo sobre como os pontos problemáticos no desenvolvimento de kernel geralmente não têm sido sobre os problemas técnicos, mas sobre a inflexão de pontos onde o fluxo de desenvolvimento e o comportamento mudou.

Esses pontos problemáticos têm sido sobre como gerenciar o fluxo de patches e, muitas vezes, associados a grandes mudanças de ferramentas – mudar de fazer fazer lançamentos com “patches e tar-balls” (e as muito dolorosas discussões sobre como “Linus não escala” há +15 anos) para usar BitKeeper, e então tendo que escrever git para para superar o ponto de que não funciona mais para nós.

Não tivemos esse tipo de ponto problemático em uma década. Mas essa semana pareceu como esse tipo de ponto problemático pra mim.

Para conectar isso tudo de volta ao lançamento 4.19-rc4 (não, realmente, isso está relacionado!), eu realmente acho que 4.19 está parecendo bastante bom, as coisas chegaram ao período “calmo” do ciclo de lançamento, e eu conversei com Greg para perguntar se ele se importaria de terminar 4,19 para mim, para que eu pudesse fazer uma pausa e tentar pelo menos consertar meu próprio comportamento.

Essa não é uma pausa do tipo “Estou queimado, preciso ir embora”. Não estou sentindo como se eu não quisesse trabalhando na manutenção do Linux. Muito pelo contrário. Eu *quero* muito continuar a fazer esse projeto que eu sempre estive trabalhando por quase três décadas.

Isso é mais como a hora em que eu saio do desenvolvimento de kernel por um tempo porque eu precisei escrever uma pequena ferramenta chamada “git”. Eu preciso de uma pausa para conseguir ajuda em como me comportar diferentemente e consertar alguns problemas em minhas ferramentas e fluxo de trabalho.

E, sim, uma parte disso pode ser “apenas” ferramental. Talvez eu possa colocar um filtro de e-mail para quando eu enviar e-mails com palavrões, ele não serão enviados. Porque, ei, eu tenho muita fé em ferramentas, e pelo menos alguns problemas daqui para frente podem ser melhorados com automação simples.

Eu sei quando eu realmente “me olhar no espelho” ficará claro que não é a única mudança que tem que acontecer, mas, ei… Você pode me mandar sugestões por e-mail.

Estou ansioso para ver vocês no Maintener Summit.

Linus