NOTÍCIA

Justiça brasileira condena Facebook a pagar R$ 13,5 mil a usuária

Usuária teve imagem de seu perfil alterada, acrescida de mensagem ofensiva e compartilhada na rede social.

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou a Facebook Serviços Online do Brasil a pagar R$ 13,5 mil de indenização a uma usuária que teve imagem de seu perfil alterada, acrescida de mensagem ofensiva – a frase “Maquiagem é uma coisa, tentar roubar o emprego do patati patatá é outra” – e compartilhada na rede social.

facebook

A decisão foi tomada pela 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça em julgamento de recurso interposto pelas duas partes contra decisão de primeiro grau que fixava a indenização em RS 5 mil.

Os julgadores consideraram procedente a reclamação da usuária, que alegou ter denunciado o uso indevido da imagem ao próprio site, que só removeu o conteúdo por ordem judicial. Por sua vez, o Facebook alegou que o julgamento da extrapolação dos limites da liberdade de expressão não era tarefa da empresa, mas do Judiciário – razão pela qual só retirou o conteúdo depois da decisão de primeiro grau.

O relator, desembargador Jorge Luiz Lopes do Canto, afirmou que “não cabe somente ao Judiciário emitir juízo de valor acerca da ilegalidade ou não promovida, quanto mais quando é flagrante, com evidente prejuízo à imagem” e teve seu voto seguido pelos outros dois integrantes da Câmara.

Além de negarem o pedido de revisão da sentença feito pela Facebook, os magistrados concordaram com o aumento da indenização pretendido pela autora da ação indenizatória. O caso, entretanto, não está encerrado. As partes têm direito a mais recursos na Justiça.

Com informações de Info

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil