Estão abertas as inscrições para a 19ª Semana da Computação (SemComp19), promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento será realizado entre os dias 12 e 19 de agosto e tem como objetivo complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes por meio de atividades ligadas à tecnologia. A programação é composta por palestras e mesas redondas com diversos temas, além de minicursos, atividades culturais, competições e feira de recrutamento.
O evento terá início com a Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos onde os participantes devem criar, dentro de um curto período de tempo, um jogo completo a partir de um tema proposto. Além dos 12 minicursos e das oito palestras que acontecerão na edição deste ano, a SemComp promoverá a tradicional Feira de Recrutamento, que permite aos participantes um contato direto com empresas da área de TI, aproximando-os do mercado de trabalho.
Um das atividades em destaque é a Acadêmica, que ocorrerá na quarta de manhã e cujo objetivo é apresentar o mundo da pós-graduação aos graduandos. Após uma palestra palestra sobre o tema, os participantes terão contato com os laboratórios de pesquisa do ICMC, que demonstrarão alguns de seus projetos.
Haverá também um painel de ex-alunos no qual eles compartilharão as experiências acadêmicas e profissionais durante a graduação que contribuíram para a formação de sua carreira. O evento ainda inclui em sua programação atividades de caráter cultural, como um sarau e uma feira do livro. Outra atividade desta edição é a Gamenight, que reúne os participantes em amistosos e competições de jogos com direito a prêmios, e com um luau para integração dos estudantes.
A SemComp é aberta para qualquer pessoa que tenha interesse na área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento até o dia 11 de agosto. Para participação nos minicursos, há uma taxa no valor de R$ 30,00, que dá direito a participar de dois deles. Caso o participante queira fazer adesão aos coffee breaks, a taxa sobe para R$ 55,00.