Tecnologia

8 mar, 2017

IBM constrói disco rígido atômico

Publicidade

Pesquisadores da IBM anunciaram hoje que reduziram drasticamente o espaço necessário para armazenar um pouco de informação – na verdade, esse espaço seria correspondente a um único átomo.

Conforme divulgado pelo Engadget, os discos rígidos modernos precisam de cerca de 100 mil átomos para armazenar um único bit. Assim, esse desenvolvimento poderia encolher o tamanho dos futuros meios de armazenamento por uma ordem de grandeza. A IBM calcula que pode armazenar todo o catálogo do iTunes (todas as 35 milhões de faixas) em um disco do tamanho de um cartão de crédito com essa técnica.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/ibm-inaugura-espaco-no-brasil-para-acelerar-adocao-de-tecnologias-de-iot-e-blockchain/,https://imasters.com.br/noticia/ibm-planeja-construir-primeiro-computador-quantico-universal-comercialmente-disponivel/]

O sistema usa átomos de hólmio assentados sobre uma superfície de óxido de magnésio, o que mantém os pólos magnéticos dos átomos estáveis, mesmo na presença de outros ímãs. A orientação desses pólos determina se o átomo constitui um 1 ou um 0. Para escrever nesse sistema de armazenamento, uma agulha microscópica induz uma corrente para inverter a orientação do átomo. A leitura da informação, ao contrário, é simplesmente uma questão de medir a corrente magnética que passa através de cada átomo, que varia dependendo do polo que está voltado para cima.

É válido ressaltar que essa tecnologia não vai aparecer no próximo iPhone. Atualmente, ela requer um microscópio eletrônico de tunelamento refrigerado a nitrogênio líquido operando em um vácuo para trabalhar.