NOTÍCIA

Google não quer uso de seu nome como verbo

Em uma tentativa de parar a banalização de seu nome e proteger sua marca, o Google enviou uma carta aos meios de comunicação internacionais pedindo que parem de usar a palavra google como verbo, fato cada vez mais comum em textos de língua inglesa.

Em junho, a empresa ganhou um verbete no dicionário de inglês Oxford English Dictionary, enquanto uma edição do Merriam-Webster incluiu entre seus novos verbos a palavra google, em que o verbo to google significava pesquisar na Web.

Na carta, o Google demonstrou insatisfação com o que antes parecia uma bela homenagem e relacionou exemplos de termos apropriados ou não para guiar a mídia em como gostaria de que a palavra fosse utilizada, conforme noticiou o site VNUNet.

“Eu usei o Google para descobrir sobre aquele cara na festa” é certo, enquanto “Eu googlei aquele gato”, não. A explicação dada pela empresa é que com o seu uso constante e genérico, a marca registrada pode perder seu status e capitalização. Mesmo com medo de que aconteça com a marca o que os advogados apelidaram de “genericídio”, que popularizou as palavras band-aid, nylon e até mesmo xerox, que virou sinônimo de fotocópia, alguns especialistas dizem que é impossível impedir o uso da palavra como verbo, mas é possível evitar que a mesma seja oficializada em dicionários.

A empresa, sempre vista como alternativa e moderna, surpreendeu com sua atitude de prevenção, cabível para algumas empresas com perfil de megacorporação. Segundo o site ZDNet, a carta também gerou insatisfação na comunidade blogueira, que sempre apoiou a empresa e agora trata a atitude como descabida, e até como “uma das piores ações de relações públicas da História”.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil