Tecnologia

23 fev, 2015

Google lança app do YouTube para crianças

Publicidade

O Google lançou hoje o YouTube Kids, um aplicativo para iOS e Android que traz uma versão do site de vídeos exclusivamente para as crianças. Apostando em conteúdo infantil, educativo e seguro, a ideia é entregar uma experiência amigável para as crianças e permitir que os pais assumam o controle sobre a utilização e a escolha de vídeos assistidos pelos filhos.

youtubekids

Inicialmente, o app está disponível apenas para usuários que moram nos Estados Unidos. Portanto, a única linguagem disponível é o inglês, e todas as instruções e canais disponíveis também aparecem nesse idioma, assim como as configurações parentais.

Em uma interface simplificada, as crianças já dão de cara com shows conhecidos, como “Pocoyo”, “Vila Sêsamo”, “Barney” e “Peppa”, além de canais de produtores de conteúdo como a DreamWorks. Na parte superior, estão as quatro categorias disponíveis: Shows, Música, Educativo e Explorar. A última reúne vlogueiros, canais de arte ou conteúdos relacionados a marcas de brinquedos ou outros produtos de consumo como LEGO e Play-Doh, por exemplo.

Na parte superior, há uma ferramenta de busca, que traz resultados bastante restritos em relação ao conteúdo. Uma pesquisa por “gameplay”, por exemplo, traz apenas três resultados e passa longe de grandes jogos do mercado atual, enquanto outra por “Shrek” traz até mesmo ocorrências que podem infringir direitos autorais, como filmes completos, ou que vão contra normas do próprio YouTube for Kids, como propagandas e vídeos publicitários. Existe a possibilidade de busca por voz e, a cada letra digitada, é possível conferir uma série de sugestões de temas.

Para os pais, o menu de configurações possui opções um pouco mais avançadas, como a possibilidade de desligar efeitos sonoros ou desabilitar a caixa de busca, de forma que os pequenos tenham acesso apenas ao conteúdo recomendado pelo Google. Além disso, em uma função bastante pedida, há um timer que permite selecionar exatamente quanto tempo o app poderá ser usado, de forma a controlar a utilização dele pelas crianças.

O YouTube Kids parece ter sido desenvolvido especificamente para crianças ainda em fase de alfabetização. Para impedir que elas acessem as configurações parentais, por exemplo, um código numérico é exibido por extenso, ou seja, apenas quem sabe ler conseguirá resolver o “enigma”.

A novidade não traz nenhum tipo de anúncio, apesar de o Google já ter comentado estar estudando uma maneira de monetizar o aplicativo. Isso deve acontecer pela venda de espaço patrocinado, dando destaque a determinados conteúdos, uma vez que, de acordo com as leis dos Estados Unidos, não é permitida a coleta de dados de acesso, pesquisa e navegação de menores de idade.

O Google pretende lançar o YouTube Kids ao redor do mundo, mas por enquanto não existe previsão para isso.

Com informações de Canaltech